Depois de se reunirem com os vereadores responsáveis pelo projeto das mães crecheiras em Formiga, os presidentes da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga (Acif), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Formiga (CDL) e a Câmara da Mulher Empreendedora de Formiga (Cmef), Remaclo Couto, Olavo Miranda e Madalena Galoneti, decidiram apoiar o funcionamento das creches no município durante doze meses. A reunião aconteceu na quinta-feira (18), na sede da CDL.
Para os três presidentes, o projeto é viável porque as mães estarão tranquilas para trabalhar, sabendo onde seus filhos estão e tendo a certeza de que eles estão sendo assistidos por pessoas competentes.
A presidente da Cmef, Madalena Galoneti, esteve em Pará de Minas, onde o projeto já funciona há 12 anos, e constatou que a realidade além de interessante é bastante positiva. Madalena contou que o grupo que esteve em Pará de Minas conversou com mães e com a secretária de educação do município.
Muitas mães alegaram que se o funcionamento das creches não fosse assim, elas não teriam como trabalhar, pois preferem deixar os filhos na creche do que com vizinhos, idosos ou pessoas sem qualificação.
De acordo com Madalena, a secretária de educação de Pará de Minas, Cristina Gabriela M. Pereira, contou o motivo do sucesso do projeto. ?Segundo a secretária, há um cuidado na conscientização das mães de que o tempo livre que elas têm, deve ser dedicado exclusivamente aos filhos. Quando as mães saem mais cedo do trabalho, elas podem buscar os filhos a qualquer hora. O mais importante é a qualidade e não a quantidade do tempo que a mãe passa com o filho?.
A maioria das mães formiguenses que têm filhos nas creches do município trabalha no comércio local, classe representada pelas entidades Acif, CDL e Cmef que se preocupam com o crescimento e desenvolvimento de seus associados e, por isso, acreditam que sem se preocupar com os filhos, as mães poderão render melhor em seu trabalho e contribuir ainda mais para o desenvolvimento do comércio de Formiga.

COMPATILHAR: