Em fevereiro, foram realizadas em Formiga várias ações que visam à conscientização contra  o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O educador em saúde, André Paixão, da Secretaria de Saúde, realizou palestras na Polícia Militar e na Escola Estadual Doutor Abílio Machado (Polivalente). Foram abordadas as características do mosquito; cada uma das doenças; tratamento e prevenção.

 

Teatro

Uma peça teatral educativa foi apresentada na Escola Municipal José Honorato de Castro e nos centros de educação infantil Dercy Alves Praça e Doralice Ribeiro. A ação foi realizada por meio de parceria entre o PSF Diego Souto e o Setor de Endemias. O teatro conta a história de duas moradoras, uma que mantém a casa limpa e outra que não mantém. Um casal de mosquito passa a morar na casa suja e transmite dengue para toda a vizinhança. A história termina quando os alunos ajudam a eliminar todos os recipientes com água parada na casa suja.

 

Blitz Educativa

Uma blitz educativa foi realizada pela Igreja Batista Vale das Bênçãos (IBVB) com o apoio da Secretaria de Saúde e outros órgãos, no dia 27 de fevereiro. Foram exibidas faixas e feita panfletagem, alertando para o perigo da dengue.

Outra blitz foi realizada pela equipe do PSF Álvaro Bezerra (Centro). O local escolhido foi o semáforo em frente à Caixa Econômica Federal.

 

Mutirão de Limpeza

A Associação de Moradores da Região do Engenho de Serra (Amores) promoveu no sábado (27), um mutirão de limpeza. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Gestão Ambiental, Unifor-MG e outros órgãos, foi recolhido todo material que tinha possibilidade de acumular água e se tornar um criadouro para o mosquito.

 

Fonte: Prefeitura de Formiga ||

Imprimir

Comentários