A Escola Municipal Célia de Melo, que funciona no bairro da Lajinha, tem realizado ações pedagógicas envolvendo a leitura e a matemática. Os alunos aprendem os conteúdos “brincando”.

De acordo com a diretora Eliana Maria Ferreira, um dos projetos desenvolvidos é a “Matemática Divertida”. Os conteúdos são repassados aos alunos por meio de atividades de registro e fixação, corporais, com materiais concreto e simbólico e brincadeiras.

“Levar para a sala de aula atividades em forma de ‘brincadeiras’ faz com que o aluno aprenda com mais prazer, despertando o interesse para os conteúdos desenvolvidos, como sistema de numeração, fatos, medidas e sistema monetário. Dessa forma, o aprendizado se torna mais eficaz, pois o aluno realmente compreende e assimila os conteúdos. Trabalhando assim, a matemática deixa de ser vilã das disciplinas para se tornar algo interessante e divertido de aprender”, explicou a diretora.

Outro projeto em prática na escola é o “Biblioteca faz a diferença”, no qual  as atividades são de incentivo à leitura e ao mesmo tempo de cunho pedagógico. A auxiliar de biblioteca Roberta de Oliveira Melo está a todo momento interagindo com os professores e alunos, por meio das ações de hora do conto, cineminha do Monteiro Lobato, eu indico, descobertas de trechos de livros trabalhados, roda de leitura e arte com livros.

“É visível o prazer que os alunos têm de frequentar a biblioteca e desenvolver as atividades. Eles estão mais curiosos, procurando ler os livros trabalhados pela auxiliar de biblioteca e desenvolvendo a imaginação por meio dos trabalhos de registros propostos e de recontos. Nos dias atuais, onde se prioriza muito a tecnologia virtual, é muito importante manter o contato com a leitura através dos livros”, ressaltou a diretora Eliana.

 

(Fotos: divulgação Prefeitura)

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: