Na intenção de melhorar a qualidade dos alimentos comercializados na cidade, será implantado em Formiga o Programa Alimentos Seguros (PAS). A iniciativa surgiu de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Sebrae. A apresentação do Programa será nesta quarta-feira (15), no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), entre 13h30 e 17h.
Segundo informou o chefe do setor de Comércio e Indústria, Carlyle Ribeiro, o evento é voltado para os açougueiros e fabricantes de lingüiça. Na ocasião, serão realizadas palestras elucidativas, debates entre participantes e organizadores.
O programa faz um diagnóstico básico de cada estabelecimento e quais são as melhores formas de se manusear e comercializar os alimentos sem riscos de contaminações ou estragos. O objetivo da reunião é sensibilizar o grupo para a necessidade de regularização e implantação do PAS nos estabelecimentos, além de criar um grupo de trabalho para implantar o programa na cidade.

O que é o PAS?

O Programa Alimentos Seguros, criado pelo Sebrae, existe para aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos pelas empresas, ampliando a sua competitividade e reduzindo a incidência de contaminação e doenças veiculadas por alimentos.
O PAS atua pela implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). As BPFs são compostas por um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio da matéria prima até o produto final. Estas são pré-requisitos para a implantação do Sistema APPCC, que trabalha as etapas de produção, analisando e definindo os perigos e os pontos críticos a serem controlados. O público-alvo dos programas são bares e restaurantes, empresas do segmento indústrias e vendedores ambulantes.
Além dos açougueiros e fabricantes de lingüiça, posteriormente, outros grupos deverão ser convidados em Formiga para implantar o programa.

COMPATILHAR: