Depois do leite, é a vez de o açúcar se transformar no grande vilão das compras de supermercado. E a explicação para o aumento de quase 50% em um ano está lá do outro lado do mundo.
O açúcar subiu dez vezes mais do que a média dos alimentos pesquisados. Em 12 meses, um salto de quase 50%.
Aparentemente não há razão para o preço ter subido tanto, já que o Brasil continua sendo o maior produtor de açúcar do mundo. A Índia, que é o segundo país que mais produz, teve uma queda na safra de açúcar nos últimos dois anos, provocadas por mudanças climáticas. De vendedora no mercado internacional, passou a compradora. As exportações brasileiras cresceram e o estoque interno, diminuiu.
Para o economista Salomão Quadros, da Fundação Getúlio Vargas as previsões não são nada animadoras. ?Oferta menor, preço nas alturas. Já há notícias de que a próxima safra na Índia, ainda não vá ser uma safra tão boa. Não devemos esperar para os próximos meses, uma normalização. Isso deve vir, mas não tão rapidamente,? explica.
Alta também nos postos. Os produtores de álcool têm um acordo com o governo. O estoque do combustível tem que ser mantido. Já o preço, subiu 4,5%, segundo a Fundação Getúlio Vargas.

COMPATILHAR: