O Ministério da Previdência Social vai começar a pagar a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir do dia 25 de agosto. Ao todo, 26,4 milhões de beneficiários terão direito à antecipação, alcançando um valor total de cerca de R$ 24,8 bilhões.
Este é o terceiro ano no qual a primeira parcela do 13º salário dos aposentados é antecipada, fazendo parte de um acordo entre o governo e entidades representativas da categoria. A segunda parcela do benefício, com subtração do Imposto de Renda (IR), será paga a partir de novembro.
Pela ordem, quem ganhar até um salário mínimo e possuir cartão de pagamento com o final 1 receberá primeiro. Para aqueles que recebem mais de R$ 465, o saque estará disponível a partir de 1º de setembro. Segundo o Ministério da Previdência, os depósitos serão feitos juntamente com os benefícios do mês de agosto. Pelo calendário, o INSS creditará todos os benefícios até o dia 8 de setembro.
Aposentados e pensionistas que começaram a receber o benefício depois de janeiro terão direito ao 13º salário proporcional. Aqueles que estão em auxílio-doença também podem receber uma parcela menor que os 50%, pois o benefício é temporário.

COMPATILHAR: