Para 2020, no oitavo ano de funcionamento desde a reinauguração, o Estádio Independência terá novos desafios. O primeiro deles será se manter ativo mesmo com a escolha do Atlético-MG, seu principal parceiro, por mandar jogos no Mineirão. A segunda missão, que na verdade é um complemento da primeira, é conseguir atrair o Cruzeiro.

A opção da direção do Atlético-MG em disputar jogos no Mineirão impacta diretamente na “sociedade em conta de participação” entre o clube alvinegro e a administração do Independência. Entretanto, executivos da LuArenas – empresa que controla o estádio Raimundo Sampaio – não farão objeção à escolha do Galo. Eles pretendem se reunir para traçar novas diretrizes na parceria. A tendência é que o Independência peça ao Atlético-MG para mandar jogos de pequeno e médio porte no estádio do Horto.

A “SCP” firmada por Atlético-MG e Independência em janeiro de 2012, fez com que o Galo sediasse jogos no estádio reformulado em obras do Governo Estadual, tendo direito a 50% dos resultados financeiros da sociedade. Entretanto, a SCP nunca apresentou saldo positivo em seu exercício. Neste período, o Galo manteve jogos isolados no Mineirão, e, em aceitação da LuArenas, não precisou ressarcir a sócia, conforme é descrito no item 11.12 do contrato entre ambos:

Trechos do contrato entre Atlético e Independência — Foto: Reprodução


Em 2019, o Atlético-MG disputou 13 partidas no Mineirão, recorde de jogos do clube na Pampulha desde que o estádio reabriu as portas, em 2013. A ideia do Galo é refazer o programa de sócio-torcedor e usar o Mineirão, com capacidade quase três vezes maior que o Independência, para alavancar o relançamento do plano de fidelidade com a torcida.

O Independência já havia ganho um reforço para 2020, com a confirmação de mandos de campo do Coimbra no local, ao lado do proprietário América-MG. Agora, o alvo é conseguir captar o Cruzeiro como o terceiro clube do estádio.
O rebaixamento da Raposa intensificou o interesse do Horto em receber jogos do time celeste neste ano. Houve, há semanas, inclusive, elaboração de uma proposta oficial da LuArenas ao Cruzeiro. Entretanto, as turbulências e mudanças de comando no clube celeste impediram uma relação mais próxima.

Hoje, o Cruzeiro ainda mantém a intenção de seguir jogando no Mineirão. Mas tudo dependerá do “custo-benefício”, conforme relatou Saulo Fróes, presidente do conselho gestor do clube.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: