Na terça-feira (27), cerca de 50 pessoas participaram de um grupo de trabalho para a elaboração do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Formiga, que definirá os objetivos de cada área da administração. Entre os presentes estiveram o prefeito Aluísio Veloso, o vice-prefeito Antônio Carlos Lamounier (Antônio Metralha), todos os secretários e lideranças do poder executivo.
A coordenação dos trabalhos do Planejamento Estratégico foi feita pelo Secretário José Ivo da Silva e pela Psicóloga Organizacional Emília Chaves.
Segundo informações, o Planejamento Estratégico é uma metodologia de gerenciamento que visa tornar a atuação da Prefeitura mais eficiente e eficaz. O planejamento leva em consideração o Programa de Governo lançado por Aluísio quando candidato e trabalha com o tempo futuro, podendo planejar a cidade para até 20 anos. Formiga é a 1ª cidade de Minas Gerais e a 7ª do Brasil a modificar a Lei Orgânica, implementando o Programa de Metas.
Para os coordenadores, o trabalho se inicia com a elaboração da Missão, Visão e Valores que vão orientar esta administração. ?Tudo está sendo decidido em consenso com as lideranças. Todos estão abertos ao Planejamento e completamente envolvidos com as atividades?, afirmou Emília Chaves.
De acordo com Chaves, na reunião de ontem foi elaborada a missão, a visão, os valores, e as áreas de resultado onde as políticas públicas serão implementadas. A psicóloga explicou que ?a missão é uma declaração de propósitos ampla e duradoura, que individualiza e distingue a razão de ser da Prefeitura, enquanto a visão descreve o modelo da cidade desejada e possível de ser alcançada, por meio os programas e ações estruturadas através do Planejamento Estratégico?, esclarece.
As áreas de ação definidas foram:
1- Relativas à melhoria da capacidade de administração da Prefeitura:
? Gestão Pública de Qualidade
? Qualidade Fiscal
2- Relativas aos resultados para a população:
? Educação com Qualidade
? Vida Saudável
? Qualidade Ambiental
? Qualidade Urbana e Rural
? Cidade Competitiva

print
Comentários