A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Fiscalização e Regulação Urbana, está desde o segundo semestre do ano passado fiscalizando a limpeza de lotes particulares em Formiga. Uma equipe da pasta percorre bairro a bairro na cidade para fazer o trabalho. Ela já atuou nos bairros Ramiro Batista, Jardim das Acácias, Alto dos Pinheiros e Residencial dos Lagos. Atualmente, está fazendo um levantamento no Serra Verde.

O secretário de Regulação Urbana, Rômulo Cabral, explicou como ocorre o trabalho. Depois de a equipe ir aos bairros fiscalizar os lotes, os proprietários de terrenos sujos, sem muro ou cerca e calçada são notificados e têm um prazo de 30 dias, a partir do recebimento da notificação, para providenciarem a limpeza, a calçada e o cercamento dos lotes. Caso eles não cumpram com o que é exigido estarão sujeitos a pagar uma multa de 5 UFPMF (Unidade Fiscal da Prefeitura Municipal de Formiga) por infração (pela falta de cerca, limpeza ou calçamento). Hoje, uma unidade corresponde a R$247,96. Cinco unidades ficam em R$1.239,80.

O secretário pede a cooperação da população quanto à realização do trabalho de fiscalização nos bairros e ressalta que a equipe atende também às denúncias que chegam à pasta.  “Esse trabalho é muito importante e visa a exigir dos proprietários a regulamentação de suas propriedades, mantendo-as limpas e contribuindo com o controle epidemiológico na cidade, já que em lote sujo se encontra diversos tipos de animais peçonhentos e até mesmo foco de mosquito da dengue.”

IMPRIMIR