Formiga está entre as nove prefeituras do interior de Minas Gerais, com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, que não possui Portal da Transparência. Um descumprimento a Lei Complementar 131, que determina que municípios que não cumprirem com esse dever estão sujeitos a perder repasses, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Na quinta-feira (16), o chefe de Gabinete e secretário de Comunicação, José Terra de Oliveira Júnior (Terrinha) informou que existe um prazo, até dia 28 de maio, para que esses dados sejam disponibilizados para a população.
O site oficial de Formiga (www.formiga.mg.gov.br), onde até então funcionava o Portal da Transparência, não será mais utilizado para esse fim. Terrinha explicou, que na última semana, durante o Congresso Mineiro de Municípios, que ocorreu em Belo Horizonte, ele pegou a senha da cidade de Formiga no site ?Prefeitura Informa? (www.prefeiturainforma.com.br), um canal online disponibilizado para todas as cidades do país. Ele garantiu que todo o processo de cadastramento de informações sobre receita e a despesa do Executivo local já estarão disponibilizadas. ?Não há um motivo para não termos colocado antes, apenas temos um prazo até o fim deste mês e vamos cumpri-lo?, explicou .
Com quase seis meses de governo Moacir Ribeiro/ PMDB, no site oficial da Prefeitura de Formiga, para qualquer data que se solicite informações sobre a receita e a despesa do Executivo local, a resposta é que não existe movimento registrado. Até a gestão passada, todos os dados do Portal da Transparência eram periodicamente atualizados. A última postagem no site oficial da Prefeitura é do dia 20 de junho de 2012, respeitados os prazos estipulados pela Justiça para o encerramento dos processos licitatórios em ano de eleições locais.
Com questionamentos sobre gastos no Carnaval, quando houve dispensa de licitação, show do Dia do Trabalhador, gastos com publicações e compra de veículos sem licitação, alguns vereadores e parte da população aguardam ansiosos, a divulgação de todas essas informações.
Além de Formiga; Barbacena, Esmeraldas, Ibirité, Januária, Passos, Poços de Caldas, Sabará e Varginha estão entre as cidades do interior do Estado que não possuem ou não divulgam os atos do executivo no Portal da Transparência.

COMPATILHAR: