O governador Aécio Neves assinou, neste sábado (03/05), durante a abertura oficial da 74ª Exposição Internacional de Gado Zebu (ExpoZebu), em Uberaba, acordo de cooperação com entidades ligadas ao agronegócio para criação do Pólo de Excelência de Genética da Bovinocultura de Corte e Bubalinocultura (criação de búfalos). Segundo o governador, o acordo consolida o bom desempenho do agronegócio em Minas influenciado pelo crescimento de 21,81% da pecuária registrado no ano passado. Nos últimos seis anos, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio mineiro cresceu 41%, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea).
A ExpoZebu é sempre uma oportunidade para dimensionarmos o extraordinário desempenho que o agronegócio vem alcançando em nosso Estado nos últimos anos e, em especial, as perspectivas de crescimento ainda maior, no futuro. Esse novo Pólo terá a missão de coordenar e impulsionar as atividades de pesquisa, inovação tecnológica, treinamento de recursos humanos e fortalecimento do ambiente de negócios , afirmou o governador em seu pronunciamento.
Coordenado pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, o Pólo de Excelência de Genética da Bovinocultura de Corte e Bubalinocultura terá investimento inicial de R$ 400 mil, recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O Pólo de Genética vai congregar pesquisadores, professores, técnicos e empresários da área de genética animal.
?Somos a maior referência mundial na criação de zebu e criamos aqui um pólo de excelência em genética, que consolida essa nossa liderança e atrai, também, para cá pesquisadores e cientistas de todo o mundo. Essa parceria com as universidades, produtores e com a ABCZ, em especial, vai permitir que subamos um degrau a mais na qualidade do produto que aqui hoje é produzido. É a parceria que o Governo do Estado oferece, mais uma vez, aos produtores rurais de Uberaba e de todo o Brasil?, afirmou Aécio Neves.
Também será instalada uma Rede de Inovação Tecnológica para incentivar a interação entre todas as organizações do setor. A sede do Pólo de Bovinocultura de Corte e Bubalinocultura será em Uberaba. Assinaram o acordo a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). ABCZ, Embrapa, Faemg, Sebrae, Fetaemg e outras instituições.
O Governo de Minas já criou quatro pólos de excelência com o objetivo de coordenar e orientar o desenvolvimento econômico das regiões conforme a vocação de cada uma. São eles: Pólo de Excelência do Leite, em Juiz de Fora; Pólo de Excelência do Café, em Três Pontas; Pólo de Excelência em Florestas, em Viçosa; e Pólo Mineral e Metalúrgico, no Vale do Aço.

COMPATILHAR: