Em meio aos esforços de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Exército deram garantias de apoio à Secretaria de Estado de Saúde (SES) em reuniões realizadas nesta quinta. Enquanto a promotoria vai oferecer ajuda nas questões legais, as Forças Armadas vão disponibilizar militares para o ataque aos criadouros do mosquito e a conscientização da população.

Uma das propostas do MPMG é o ajuizamento de ações civis públicas que autorizem a entrada de agentes de combate ao mosquito em imóveis fechados ou cujos proprietários resistam às vistorias. “Os municípios serão orientados a cadastrar esses imóveis e encaminhar à promotoria, que vai pôr em prática ações para o ingresso forçado dos agentes”, disse o promotor Gilmar de Assis. Hoje, um decreto estadual determina que proprietários que recusem reincidentemente a vistoria do agente recebam multa. Em caso de imóveis fechados, o dono é informado sobre a visita.

Outra função da promotoria será a fiscalização dos gastos dos recursos destinados pelo Estado aos municípios para o combate ao mosquito. “A secretaria de Saúde se comprometeu a lançar uma cartilha com o valor a ser gasto, e vamos acompanhar”, disse Assis. Até o momento, conforme a SES, foram disponibilizados R$ 66 milhões.

Por fim, a promotoria vai acompanhar os pedidos dos municípios por contratações emergenciais de profissionais e compra de equipamentos relacionados ao combate, casos em que não há necessidade de licitação. “Em surtos, as prefeituras devem fazer um decreto de emergência, que será encaminhado à promotoria para análise”, explicou Assis.

Em relação ao Exército, os municípios que precisarem de ajuda encaminharão a solicitação ao Estado que, se necessário, vai pedir o deslocamento dos militares. Em todo o país, 220 mil homens e mulheres das Forças Armadas distribuirão material com orientações sobre o combate ao mosquito, em 13 de fevereiro. Entre 15 e 19 de fevereiro, 50 mil militares farão visitas domiciliares para vistoria, orientação de moradores e aplicação de larvicida em criadouros. Eles ainda visitarão escolas.

A capacitação dos militares está prevista para a próxima semana. Conforme o Ministério da Defesa, não há informações de quantos atuarão em Minas. Em Raposos, na região metropolitana, o apoio do Exército já começou nesta semana. Hoje, os militares atuam em Pouso Alegre, no Sul de Minas.

Energia. O governo federal vai mobilizar funcionários responsáveis pela leitura do medidor de luz para identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Segundo o Ministério de Minas e Energia, 40 mil leituristas serão treinados para identificar os focos do mosquito e alertar as autoridades. Além disso, as contas de luz e gás trarão, a partir do próximo mês, informações sobre as doenças causadas pelo mosquito.

 

‘Faxinaço’

O governo federal promove hoje um “faxinaço” nas sedes dos órgãos públicos federais em Brasília, que serão limpas pelos próprios funcionários. O objetivo é eliminar criadouros do mosquito.

 

Imóveis vazios são alvo de campanha

Implementar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti no dia a dia de trabalho dos profissionais que atuam no setor imobiliário é o objetivo da campanha “Sim, Nós Temos a Chave”, lançada nesta quinta pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Câmara do Mercado Imobiliário e com o Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG).

Corretores, captadores, avaliadores e vistoriadores serão incentivados pelas empresas a adotar atitudes, como acionar a descarga do banheiro e manter a tampa do vaso sanitário fechada durante as visitas a imóveis sem inquilinos.

“Queremos mostrar para os profissionais que, enquanto eles não vendem ou alugam as casas, podem ajudar de alguma forma. Além disso, eles podem contribuir conscientizando os clientes”, disse o gerente executivo da entidade, Lowell Revert.

 

Fonte: O Tempo||http://www.otempo.com.br/cidades/combate-ao-mosquito-ganha-dois-novos-aliados-1.1222406

COMPATILHAR: