O Aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, voltou a contar com aterrissagem de voos durante o período noturno. A decisão foi tomada na segunda-feira passada (29), durante reunião entre membros da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid) e da Prefeitura. A medida ocorreu quase um mês após um avião ter saído de Belo Horizonte com destino a Divinópolis e sido obrigado a voltar ao local de partida porque o aeroporto onde desceria estava sem iluminação.

De acordo com o presidente da Acid, Leonardo Santos, a reativação das aterrissagens noturnas ocorreu no dia 31 por influência do começo da Divinaexpo, festa de rodeio que recebe artistas e público de várias partes do Brasil. “Com isso, os artistas puderam descer direto na cidade, sem precisar parar em Belo Horizonte e fazer o restante do percurso de carro”, explicou.

Leonardo também citou como motivos da liberação a existência de uma escola de aviação que tem aulas noturnas e o fato de o aeroporto ser usado também para o transporte de órgãos que serão transplantados e que não podem esperar até que amanheça.
O presidente da Acid disse ainda que um dos entraves para a liberação dos voos noturnos era o envio, pela Prefeitura, de uma carta à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Problema com voo
De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), que gerencia o projeto “Voe Minas”, no dia 8 de maio o comandante da aeronave que saiu de Belo Horizonte com destino a Divinópolis foi informado pelo controlador de voo que o balizamento estava inoperante e realizou um sobrevoo no aeroporto enquanto perguntava sobre o motivo do problema.
“Ao receber a informação de que havia lâmpadas queimadas na pista, por questões de segurança ele retornou ao aeroporto de Belo Horizonte levando de volta o passageiro que conduzia”, informou o órgão.

A Socicam, empresa que administra o aeroporto, informou na época que as lâmpadas estavam quebradas.

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: