A Prefeitura de Formiga foi informada hoje, terça-feira, 16 de dezembro, que, após a união de diversas forças políticas, o Governo de Minas Gerais voltou atrás e decidiu pela permanência da uma unidade do IPSEMG – Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais – no município.
A informação chegou através de um telefonema do gabinete do deputado estadual Fábio Avelar (PSC) ao prefeito Aluísio Veloso. A assessoria do parlamentar afirmou que a confirmação do não fechamento da unidade partiu do Secretário de Governo Danilo de Castro. Essa informação também foi confirmada pela assessoria do deputado federal Antônio Andrade (PMDB).
?Esse é o resultado da união de todos. A cidade é que ganha com a união de forças do Executivo, de nossos vereadores e deputados que os apóiam e dos próprios servidores. Quem dera todas as dificuldades fossem vencidas dessa maneira?, comentou Aluísio Veloso.
Por volta de 16h00, a Secretaria Municipal de Comunicação entrou em contato com a agência do IPSEMG em Formiga e apurou que a orientação passada pela Gerência de Interiorização até aquele momento era de que a unidade seria fechada e os funcionários deveriam se preparar para se apresentar em uma outra unidade no dia 02 de janeiro.
Mobilização
Assim que a população formiguense foi informada do possível fechamento da unidade do IPSEMG em Formiga, o prefeito Aluísio se reuniu com representantes das classes cobertas pela instituição, com os vereadores eleitos Cid Correia, Mauro César, Mazinho, Dr. Reginaldo e com o chefe de gabinete José Jamir Chaves para definir estratégias que impedissem o fechamento da agência.
Cada classe recolheu assinaturas em um abaixo-assinado e entrou em contato com parlamentares para que intervissem pelo não fechamento da unidade.
Os deputados estaduais Fábio Avelar, Domingos Sávio, Doutor Viana e os deputados federais Antônio Andrade e Jaime Martins também se mobilizaram para que o Governo do Estado não fechasse a unidade de Formiga.
Serviços prestados pela unidade do IPSEMG em Formiga
Todo servidor público do estado ? DER, professores, polícia civil e alguns do Fórum – possuem convênio com o IPSEMG. São aproximadamente 8 mil conveniados e 4 mil dependentes apenas em Formiga. As cidades de Arcos, Pains, Pimenta, Bambuí, Piumhi, Candeias e Córrego Fundo também são atendidas aqui, e juntas somam aproximadamente 2500 conveniados. Para atendimento pessoal são distribuídas em média 55 senhas além do suporte a prestadores de serviço como: 4 médicos, 15 dentistas, 2 clínicas de fisioterapia, 1 Hospital e 1 clínica de ultrassonografia.

Através desta unidade são realizadas marcações de exames e consultas em BH, faturas de serviços prestados pela área médica-odontologia e hospitalar, montagem de processo de pensão, seguro de vida, auxílio funeral e de natalidade.

COMPATILHAR: