A administração municipal planeja colocar em prática o Programa Vida Nova Rio Formiga, que tem o objetivo de implantar ações na sub-bacia do rio para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade de suas águas. Para iniciar as ações do projeto, o município contará com o auxílio da Agência Nacional das Águas (ANA).

A especialista em recursos hídricos, Consuelo Marra, esteve em Formiga na sexta-feira (19), para participar de uma reunião.

Consuelo destacou a importância de implantar um projeto como esse e que ele beneficia o rio e os produtores rurais, já que o Programa Vida Nova Rio Formiga incentiva, financeiramente, os proprietários rurais, por meio do Pagamento por Serviços Ambientais, a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades.

O município é autorizado a conceder apoio técnico e financeiro aos proprietários, sendo que esse aporte se dará ao final da implantação das propostas.

O financiamento do projeto ficará por conta do Saae, que destinará até 1% do seu resultado bruto mensal para arcar com as despesas.

Receberam Consuelo para a reunião o prefeito Eugênio Vilela, o chefe de Gabinete, Thiago Pinheiro, o diretor do Saae, capitão Sousa, os vereadores Flávio Couto e Joice Alvarenga e pessoas ligadas a atividades conservacionistas em Formiga e região.

Projeto semelhante

A especialista em recursos hídricos explicou que a ANA possui o Projeto Produtor de Água, que é parecido com o Programa Vida Nova Rio Formiga.

A ação da agência tem como objetivo a redução da erosão e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais. O programa, de adesão voluntária, prevê o apoio técnico e financeiro à execução de ações de conservação da água e do solo, como, por exemplo, a construção de terraços e bacias de infiltração, a readequação de estradas vicinais, a recuperação e proteção de nascentes, o reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal, o saneamento ambiental, etc. Prevê também o pagamento de incentivos (ou uma espécie de compensação financeira) aos produtores rurais que, comprovadamente contribuem para a proteção e recuperação de mananciais, gerando benefícios para a bacia e a população.

Consuelo explicou que, com a implantação do Programa Vida Nova Rio Formiga, o Município pode buscar fazer parte do Projeto Produtor de Água e, assim, conseguir mais benefícios para o meio-ambiente e para os produtores rurais.

(Foto: Prefeitura de Formiga)

 

Fonte: Secom/Formiga||

COMPATILHAR: