As doze agentes comunitárias de saúde de Córrego Fundo estão passando por uma capacitação de 40 horas, com o objetivo de promover um nivelamento de conhecimentos entre as servidoras. As palestras ocorrem na UAPS (Unidade de Atenção Primária em Saúde) Padre Dionísio e vão até a próxima sexta-feira (4).  

A capacitação está sendo promovida por meio de palestras da equipe da Secretaria de Saúde, com temas como: Fluxo de atividades das Unidades de Atenção Primária em Saúde; Noções de Vigilância Sanitária; Saúde da Mulher; Saúde da Gestante; Saúde Bucal; Saúde do Trabalhador; o Papel do Agente Comunitário de Saúde; Saúde da Criança; Imunização; acompanhamento em casos de Tuberculose e Hanseníase, entre outros temas.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária no município, esta capacitação é uma forma de atualizar os conhecimentos das agentes, padronizar a ação na comunidade e garantir uma qualidade na prestação de serviço do profissional e dos usuários do serviço de saúde.

Entre os palestrantes estão: Aline Cristina Miranda de Araújo – enfermeira e coordenadora de Atenção Primária no município; Elaine Cristina Silva Cardoso – fiscal sanitária; Gabriela Flávia de Faria – coordenadora do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família); Geison Gomes Rosa – enfermeiro e responsável técnico da unidade de pronto atendimento; Keli Cristina da Silva – enfermeira da UAPS “Padre Dionísio”; Marcelo Henrique Oliveira Amarante – médico de Saúde da Família; Noelle Rodrigues Faria – dentista de Saúde da Família; Samuel Leal Pinto – dentista de Saúde da Família; Telma Maria Lopes – enfermeira da UAPS “Cristino Antônio de Faria”.

“Outro benefício da capacitação, além da aprendizagem, é a oportunidade da convivência entre a equipe de agentes e também do entrosamento com os demais profissionais do setor de saúde da secretaria”, comentou Aline.

Assessoria de Córrego Fundo

COMPATILHAR: