A Secretaria de Saúde de Arcos realizou na quarta-feira (16), na Casa de Cultura, uma capacitação técnica de agentes comunitários de Saúde e de Endemias. 

A atividade teve como intuito reciclar os conceitos técnicos de atuação no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya, e de práticas de abordagem preventiva junto à população.

Técnicos e enfermeiros do Centro de Informações em Vigilância em Saúdeda Secretaria de Estado de Saúde, apresentaram informações essenciais de como realizar o diagnóstico de notificação de residências e outros tipos de imóveis, além de atualização de medidas cautelares e preventiva com a comunidade, principalmente com orientações de planejamento de dados que são apurados nas visitas de controle de endemias e de saúde.

De acordo com a coordenadora dos PSF’s, Daniella Ribeiro, esta atividade trouxe o entendimento de aplicação de outro modelo de abordagem da população. “Decidimos que também vamos dar autonomia aos agentes comunitários de Saúde, a partir de agora eles serão orientados a fazer visitas às casas dos usuários do Posto de Saúde da Família (PSF), principalmente no auxilio de fiscalização e notificações que são realizados pelos agentes de Endemias”, ressaltou.

O prefeito Denilson Teixeira destacou que a rede de saúde e de controle de endemias do município tem desenvolvido várias ações de aperfeiçoamento para melhor desempenho no combate ao mosquito Aedes. “Estamos na constante busca de parcerias para realizarmos capacitação de nossos profissionais, mas alertamos que sem a conscientização e ajuda da população não alcançaremos o objetivo de estancar essa epidemia”, disse. 

 

 

Fonte: Prefeitura de Arcos ||

COMPATILHAR: