As quase cinco horas de conversa entre a Secretária de Saúde, vereadores que compõe a Comissão de Saúde da Câmara e pessoas da comunidade que estiveram presentes à Audiência Pública poderá resultar em melhorias consideráveis na saúde do município em setores emergenciais. Isso se forem cumpridos os compromissos firmados durante a reunião que teve início por volta das 17h de sexta-feira (28).
Esse foi o terceiro convite feito à secretaria de Saúde, Maria Inês Macedo, em pouco mais de um mês, quando os problemas na área da saúde se agravaram, principalmente após a morte do jovem Júnio César Rocha, ocorrida no dia 8 de novembro, após uma série de problemas no atendimento realizado no PAM e na Santa Casa.
Geraldo Couto, provedor da Santa Casa também foi mais uma vez convidado e não compareceu. Momentos antes da reunião, o presidente da Comissão de Saúde Arnaldo Gontijo recebeu do presidente da Casa Juarez Carvalho, um ofício que deu entrada na Câmara quatro dias antes, assinado pelo provedor que informava os motivos de seu não comparecimento.
Apesar da pauta de votações da Câmara estar atualmente trancada por causa do projeto de Iluminação Pública, que deu entrada na Casa em regime de urgência e portanto, deve ser prioridade, levando à suspensão de todas as apreciações de projeto até que este passe pelo crivo dos vereadores, destrancando a pauta; os problemas na saúde levaram parte dos vereadores a paralisar seus trabalhos nas comissões e não serão dados pareceres e nem novos projetos votados, incluindo o da Iluminação, até que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, aponte soluções e comece a fazer mudanças nesse setor.
A solução pode ter chegado a partir desta reunião quando após muita conversa e vários questionamentos, respondidos por Maria Inês, foram propostas soluções e prazos:
Inauguração da UPA
?Não depende apenas da minha secretaria, dependo da Obras e da Licitação, mas essa é uma das prioridades dessa administração e pretendemos inaugurá-la até o fim de janeiro de 2015?, disse a secretária.
Transporte
Sobre as dezenas de problemas relacionados ao transporte de pacientes, Maria Inês informou que dois novos veículos foram adquiridos e devem chegar em, no máximo, duas semanas. Ela disse ainda que aumentará a fiscalização aos veículos para evitar problemas com a falta de manutenção, o que tem sido frequente.
Cirurgias eletivas
Com uma grande demanda reprimida de cirurgias eletivas para serem realizadas, a secretária de Saúde informou que providenciará uma capacitação técnica para a leitura de laudos e para evitar problemas como o ?sumiço? de documentos, o que ela entendeu ser apenas um desencontro de informações. Serão feitos remanejamentos de funcionários que melhor se adequem a esse setor. ?Vamos fazer alterações no quadro de funcionários da Saúde, isso é um compromisso. A intenção é colocar em cada área, pessoas aptas a desenvolver o melhor trabalho possível?, disse Maria Inês.
Reformas Urgentes no PAM
?Na próxima semana vamos fazer um levantamento na Secretaria de Obras para saber o que podemos fazer para melhorar as condições do PAM até a inauguração da UPA. Sobre a limpeza, ela é feita sistematicamente. Temos funcionários para isso, mas as condições do Pronto Atendimento são tão precárias que essa limpeza não aparece?, comentou Inês.
Sobre a reforma, a secretária buscará ainda, informações sobre o contrato junto à Santa Casa, proprietária do imóvel, para saber se ela tem alguma responsabilidade de arcar com os gastos desse serviço.
No fim da audiência, o presidente da Comissão, Arnaldo Gontijo afirmou não confiar na competência da secretária e desta gestão, mas que a presença da mesma durante a audiência pode sinalizar uma reavaliação menos negativa. ?Eu não confio na competência da senhora, não acredito na sua gestão e continuo achando que não fez nada até agora, vamos ver a partir de agora, caso se cumpram esses compromissos?, encerrou o vereador.
Compareceram à reunião e compuseram o plenário, os vereadores que compõe a Comissão de Saúde (Arnaldo Gontijo- presidente, Cabo Cunha ? relator e Mauro César Membro), além dos vereadores Pastor Manoel, Luciano Duque, Juarez Carvalho (que permaneceu por pouco tempo no local), a secretária Maria Inês Macedo, o secretário de Comunicação Flávio Roberto Pinto, Sargento William Alves da Silva, do Corpo de Bombeiros, Paulo Oliveira, o jornalista,Paulo Coelho, presidente da Apae Formiga, Paulo José de Oliveira conhecido como ?Paulinho do Sindicato?, Aparecida representando a CDL, Roberto Sá, vice presidente da Aprosan, Rita Salazar ouvidora da pasta e Ana Dalva do Conselho Municipal de Saúde.
Acompanharam a reunião ainda, pessoas da comunidade e membros da imprensa da cidade, os vereadores Zezinho Gaiola, Piruca e o secretário de Fazenda, Gonçalo Faria que não mais estava presente quando a secretária buscou informações pertinentes à pasta dele.
Apesar do temor da secretária e dos membros do Conselho Municipal de Saúde, em serem hostilizados pelos vereadores e pela população, a Audiência transcorreu em total tranquilidade.

COMPATILHAR: