O Programa Água para Todos, que será instituído pela Presidenta Dilma, mediante decreto a ser assinado nesta segunda-feira (25), no município alagoano de Arapiraca, será coordenado pelos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, tendo como principal objetivo garantir o amplo acesso à água, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais destinados à sua segurança nutricional.
Até 2014, serão implantados 750 mil cisternas e 6 mil sistemas simplificados de abastecimento direcionados para o consumo humano, garantindo o acesso à água limpa para considerável parcela da população ainda excluída dessa necessidade básica. Com relação à produção, as metas são de 3 mil barragens de acumulação de água pluvial, 150 mil cisternas de produção e 20 mil pequenos sistemas de irrigação. Os novos mecanismos permitirão a ampliação da capacidade produtiva dos pequenos agricultores, garantindo o desenvolvimento regional com sustentabilidade, uma vez que poderão comercializar o excedente produzido.
Como meta do programa para 2011 estão previstas a instalação de 343 mil cisternas para o consumo humano e 24,2 mil equipamentos hídricos para produção (cisternas de produção, pequenas barragens, sistemas simplificados de irrigação). Durante a cerimônia de lançamento do programa, ocorrerá a assinatura dos primeiros instrumentos operacionais, os editais para aquisição de 60 mil cisternas e 2 mil equipamentos para irrigação, que constituem as metas do Ministério da Integração Nacional neste primeiro momento.
O público destinatário do Programa é composto pelas famílias com renda mensal inferior à da linha da pobreza extrema definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que constem do Cadastro Social Único do Governo Federal. O percentual expressivo de 66,5% da população rural brasileira em situação de extrema pobreza se encontra no nordeste brasileiro, razão pela qual o lançamento e as primeiras ações do Água para Todos serão realizadas nessa região, cabendo lembrar que o programa compõe o Plano Brasil Sem Miséria e terá abrangência nacional.
São parceiros da ação, além dos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba ? Codevasf, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste, a entidade ASA ? Articulação no Semiárido Brasileiro e os Governos Estaduais.

COMPATILHAR: