Falar ao telefone celular dentro de elevadores e túneis é possível. Cada vez mais, a tecnologia permite a comunicação. Mas há cidades brasileiras que não recebem o sinal de nenhuma operadora nem a céu aberto. Haja criatividade para fazer uma ligação.
Celular tem à vontade: ?Quase todo mundo tem?, conta uma mulher.
O que os mais de dois mil moradores de Dolearina, no Triângulo Mineiro, não têm é sinal de nenhuma operadora. Mobilidade por lá só com telefone sem fio.
?Carrego o celular comigo. É uma melhora porque não preciso ficar transitando na rua?, conta uma senhora.
Quando liga do telefone fixo para o celular, o comerciante Neldeci José de Araújo paga bem mais caro. Para tentar diminuir a conta, ele até se arrisca a subir no telhado do escritório em busca do sinal. De vez em quando, dá certo.
Mas dizem que tem um lugar onde é possível fazer ligação. Será? ?Normalmente fica cheio de gente. O pessoal sobe o morro e tenta fazer a ligação?, afirma a dona de casa Onícia Maria Araújo.
É estranho, mas em Dolearina, quem quer ligar no celular tem que sair da cidade e ir para a fazenda. No pasto, tem sempre alguém em busca de sinal. E ele não vem fácil. É um sobe e desce de cupinzeiro até que se consegue falar.
Falar no celular do local tem suas vantagens, o silêncio, a vista que é maravilhosa. A desvantagem, além da distância da cidade, é que o sinal que se tem não é de Minas Gerais, é de Goiás. A divisa dos dois estados fica a cerca de 30 quilômetros.
Outra dona de casa ainda tem o mesmo aparelho que comprou há mais de dez anos, usou poucas vezes. Mulher de fé, hoje guarda o celular ao lado de Nossa Senhora: ?Quem sabe ela não ajuda nós?.
A Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicação, informou que termina no dia 30 de abril o prazo para as prestadoras atenderem municípios que ainda não recebem sinal de telefonia móvel.

COMPATILHAR: