Os preços médios do álcool combustível e da gasolina voltaram a ficar mais caros nos postos da cidade de São Paulo. De acordo com levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da terceira quadrissemana do mês (últimos 30 dias encerrados em 22 de setembro), o valor do álcool combustível subiu 3,84% e o da gasolina avançou 0,50%.

Ambas as variações foram mais expressivas que as observadas na segunda quadrissemana do mês (30 dias encerrados em 15 de setembro). No período, conforme a pesquisa da Fipe, o álcool havia avançado 2,63% e a gasolina havia ficado 0,37% mais cara.

O coordenador do IPC, Antonio Evaldo Comune, reiterou nesta quinta que o motivo para a aceleração nos preços continua sendo as exportações brasileiras de açúcar em maior quantidade, em função do período de quebra de safra na Índia. Como açúcar e álcool são derivados da cana-de-açúcar e há uma necessidade maior de venda ao exterior do açúcar, o valor do álcool está sofrendo, agora, uma pressão de alta. O álcool sobe por influência internacional e a gasolina vai junto, disse Comune, lembrando que a gasolina utiliza uma parte do álcool como mistura.

De acordo com a Fipe, a elevação no preço do açúcar continua em níveis bem mais expressivos que as do álcool e da gasolina em São Paulo. Na terceira quadrissemana de setembro, o IPC captou uma elevação média de 10,35% no preço do produto. Na segunda quadrissemana, a alta do açúcar havia sido de 7,73%.

COMPATILHAR: