No fim de 2018, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) facilitou o acesso à CNH Digital ao permitir que a versão virtual do documento fosse validada em casa, diretamente pelo celular. Agora, a atualização do aplicativo Carteira Digital de Trânsito para iOS e Android recebeu um novo upgrade para a CNH Digital: é possível acessá-la usando os leitores de digitais do Android e do iPhone, assim como o Face ID dos dispositivos da Apple.

Quem já usa o documento em formato digital pode acessar o aplicativo com sua senha de quatro dígitos e habilitar a biometria. Ainda assim, se necessário, é possível continuar usando a chave de acesso. Para desativar a opção de acesso com digital, basta abrir o menu lateral, tocar em Configurações e desmarcar a opção Biometria.

Depois que a validação da CNH Digital foi liberada para os smartphones — o que elimina a necessidade de ir até o Detran —, o número de motoristas que aderiram ao formato cresceu rapidamente e já alcança 1,5 milhão de pessoas em todo o país. Além da CNH, é possível acessar pelo app a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe). O documento traz informações sobre o ano do último licenciamento, o que permite ver a data de pagamento das taxas de liberação do veículo para circulação.

O documento digital do carro tem o mesmo valor legal do em papel, mas para ser obtido no app o veículo precisa estar devidamente regularizado. O CRLVe é utilizado por 85 mil proprietários de veículos nos locais que oferecem a opção no celular: Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Sergipe.

Para quem ainda não utiliza a CNH Digital, antes de validá-la é preciso certificar-se de que a carteira de habilitação tem código QR. Se a CNH for antiga e não tiver o código, será necessário solicitar a 2ª via pelo Detran.

Confira  o passo a passo para a validação do documento:

Veja como realizar o procedimento no passo a passo a seguir.

  1. Certifique-se de ter a nova CNH com QR Code

As carteiras de habilitação com o código QR começaram a ser emitidas em 2017. Se a sua CNH não tem o código, será necessário realizar o procedimento para tirar uma nova

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito

download para Android pode ser feito por este link. Se o seu celular é um iPhone, você pode conferir o app por este link.

  1. Você vai precisar fazer um cadastro no aplicativo

Após inserir seus dados, você vai será orientado a acessar seu endereço de e-mail para fazer a validação da sua conta.

  1. Faça o login no aplicativo, toque no ícone “+” e selecione “CNH Digital” 
  2. Selecione a validação “pelo celular”

O aplicativo fornece três tipos de autenticação. A “pelo celular” é a mais simples e menos burocrática. O método “com certificado digital” exige o pagamento de um valor pelo certificado e o método “sem certificado digital” demanda uma ida ao Detran, que é exatamente o que queremos evitar

  1. Use a câmera do celular para fazer a leitura do QR Code da sua CNH 
  2. Dê uma “prova de vida”

Isso serve para provar que você é uma pessoa real. A “prova de vida” é um movimento físico que deve ser capturado pela câmera do celular para mostrar que você não é apenas alguém segurando uma foto em frente à câmera.

  1. Confirme e digite o número do seu celular

Pronto, agora a CNH está disponível no seu celular, com o mesmo valor legal de uma cópia autenticada em cartório. Por motivos de segurança, o usuário também será orientado a criar uma senha de quatro dígitos que precisará ser utilizada toda vez que for necessário apresentar o documento digital. A CNH digital pode ser acessada mesmo que o celular esteja sem internet.

 

Fonte: Olhar Digital ||

Imprimir

Comentários