Prefeituras de pelo menos três cidades do Centro-Oeste de Minas decidiram cancelar o carnaval de rua neste ano. Em oito municípios da região, apenas em Carmo do Cajuru, Itapecerica e Oliveira a festa foi mantida, conforme informações do G1.

As cidades que não terão os tradicionais desfiles com organização da prefeitura são Bom Despacho, Pará de Minas e Formiga. A crise financeira é o motivo alegado pelas administrações municipais.

Crise e redirecionamento de verbas

Em nota, a Prefeitura de Pará de Minas informou que os recursos que seriam direcionados à folia vão para o setor de saúde, com foco no Hospital Nossa Senhora da Conceição, que passa por uma crise financeira. O valor do repasse não foi informado.

Já em Bom Despacho, o Executivo declarou que há a possibilidade de que o carnaval seja realizado com o apoio de empresas.

A situação financeira está muito apertada. Para piorar, o Governo de Minas está retendo verbas do município. Isto torna temerário gastar dinheiro com festas. No entanto, há tentativas com empresários que queiram promover a festa sem ônus para a Prefeitura”, comunicou em nota.

Em Formiga, a Prefeitura disse que manteve a mesma decisão de 2017, quando também não deu recursos para realização da festividade. Além da dificuldade financeira, a administração alegou que prefere investir em áreas de maior necessidade, mas não especificou quais setores nem quanto de  dinheiro seria economizado com o cancelamento do carnaval.

Festa mantida

Nas cidades onde as festividades carnavalescas estão mantidas, as prefeituras ainda estão organizando a programação. A verba investida não foi informada.

Em Oliveira, os foliões poderão conferir os detalhes do evento a partir da próxima semana, quando um cronograma de atividades deve ser divulgado pelo Executivo.

Em Carmo do Cajuru, a Prefeitura informou que o “Carnajuru 2018” será realizado entre os dias 9 e 13 de fevereiro. A grade de shows vai ser definida através de um processo licitatório que está em andamento. A administração municipal informou que vai adotar várias medidas de segurança que serão anunciadas também na próxima semana.

Uma festa à parte também está prevista no Distrito de São José dos Salgados, que pertence a Carmo do Cajuru. Nesse local, o evento acontece no dia 12 de fevereiro com um trio elétrico carnavalesco na praça das 16h às 20h.

A Secretaria Municipal de Cultura de Itapecerica informou que a cidade terá festa de carnaval. Entretanto, a Prefeitura ainda está organizando o evento, portanto a programação deverá ser anunciada somente na próxima semana.

Na cidade de Itapecerica, a programação vai ser divulgada pela Prefeitura semana que vem, mas o Executivo informou que, além de atrações locais, os foliões contarão com desfiles dos blocos Mal Dormidos, Sovaco de Cobra, Balacobaco e Só a Nata.

Divinópolis e Nova Serrana

Tanto em Divinópolis quanto em Nova Serrana, a celebração do carnaval não é uma tradição. Mas, enquanto em Nova Serrana não se costumam organizar nenhum tipo de atividade com apoio da Prefeitura, em Divinópolis há desfiles de blocos durante o “Pré-Carnaval do Divino”.

Neste ano, os blocos do Cléo, Haja Amor, Du Zoto e Levada Louca se apresentam nos dias 3 e 4 de fevereiro.

 

Fonte: G1||

Imprimir

Comentários