Comemorado no dia 18 de outubro, o Dia Mundial da Menopausa funciona como um alerta para a importância dos tratamentos físicos e emocionais da mulher que passa por essa fase, caracterizada pela falta de funcionamento dos ovários.
Tratamentos com orientação médica são importantes para a qualidade de vida das mulheres porque este estágio natural da vida é anunciado por irregularidades menstruais a partir dos 40 anos de idade que podem ocasionar depressão, mau humor, calor e disfunções sexuais.
Embora não seja uma doença, esta fase requer o resgate da auto-estima e do bem-estar das mulheres e, assim como outras doenças naturais com o avanço da idade, como a catarata ou a artrose, seus sintomas podem e devem ser tratados.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 mais de um bilhão de mulheres estarão na menopausa. O IBGE aponta que, no Brasil, das 86 milhões de mulheres, cerca de 23,5 milhões têm 50 anos ou mais – o que indica a necessidade de conscientizar a população a respeito de seus efeitos no corpo e na mente.

COMPATILHAR: