Redação Últimas Notícias

Hoje Formiga amanheceu encoberta pela névoa seca. O fenômeno foi agravado pelo foco de incêndio registrado na Vila Ferreira, nessa quinta-feira (19). Segundo a chefe da Defesa Civil, Vera Moreira,  o vento espalhou a fumaça do incêndio por diversas regiões da cidade.

Para piorar a situação, o órgão emitiu um novo alerta de atenção pela baixa umidade do ar.  De acordo com Vera, os índices ficarão abaixo dos 20%.

“A umidade do ar poderá chegar a 12% nas horas mais quentes do dia. Com isso, há maior risco de incêndios florestais e, consequentemente, à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, nariz e boca são outros problemas que podem também ser desencadeados pelo tempo seco.”, informou Vera.

A temperatura máxima esperada para esta sexta é de 36°C, mas de acordo com Vera, devido à secura do ar, a sensação térmica poderá passar dos 40°C.

As recomendações da Defesa Civil para amenizar os danos causados pelo tempo são as seguintes: ingestão de bastante líquido, uso de hidratante e protetor solar de pele, umidificação do ambiente, evitar atividades físicas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

O estado de alerta vale para o final de semana.

Umidade relativa é quantidade de água (vapor) no ar

As pessoas não sabem o que é umidade relativa. Todo mundo acha que umidade relativa é a quantidade de vapor que tem no ar. Na verdade, não é. Umidade relativa é uma razão entre a quantidade de vapor que tem no ar e a capacidade máxima que aquela parcela de ar poderia armazenar (na temperatura daquele momento). A umidade do ar varia o tempo todo porque depende da temperatura. Tanto é que se você pegar um gráfico da variação de ar da umidade relativa, você vai ver que ele é inversamente proporcional ao da temperatura. Nos momentos em que a temperatura está mais baixa, a umidade relativa estará mais alta.

Alerta

Mais uma vez, o órgão solicita a conscientização dos formiguenses para não atearem fogo.“Novamente frisamos que os focos de incêndio são prejudiciais á saúde. No incêndio provocado na Vila Ferreira, por exemplo, foram queimados pneus que produziram uma fumaça altamente tóxica”.  

O número de foco de fogo aumentou muito e o Corpo de Bombeiros não está conseguindo atender todas as chamadas.

Frente fria

Uma frente fria avança pelo país nesta sexta e segundo o Instituto Climatempo, o fenômeno vai provocar chuva em todos os estados.  Mas as precipitações não serão generalizadas e antes de começar a chover o calor aumenta.

Para Formiga, o volume de chuva esperado é de apenas 5 mm o que é considerado baixíssimo pela Defesa Civil.  De acordo com o Climatempo, poderá ocorrer pancada de chuva no início da noite desta sexta e durante as tardes deste sábado e domingo.

Confira a previsão:

DiaVariação
Sexta-feira (20)↓18°C – ↑36°C
Sábado (21)↓21°C – ↑36°C
Domingo (22) ↓20°C – ↑34°C
COMPATILHAR: