A Comissão de Administração Pública da Assembleia realiza, nesta terça-feira (7), uma audiência pública para debater os cortes de 30% no orçamento das Universidades Estadual de Montes Claros (Unimontes) e do Estado de Minas Gerais (Uemg). A reunião convocada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) acontece a partir das 9h, no Auditório José Alencar.

Com a aprovação da reforma administrativa proposta pelo governador Romeu Zema (Novo), as duas universidades deixaram de estar atreladas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), e agora estão subordinadas à Secretaria de Estado de Educação (SEE), na Subsecretaria de Ensino Superior.

Recentemente, com a política de cortes de custos do governo do Estado, a Unimontes e a Uemg tiveram redução de 20% na verba de custeio e 10% nos gastos com pessoal.

Participam da reunião a reitora da Uemg, Lavínia Rosa Rodrigues, o reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, além dos secretários de governo, Custódio Mattos, de Planejamento e Gestão, Otto Levy, e da Educação, Júlia Sant’Anna. Também foram convidados representantes das associações de docentes e dos estudantes das duas universidades.

 

Fonte: Hoje em Dia||https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/assembleia-debate-corte-de-verbas-em-universidades-de-minas-1.711850

COMPATILHAR: