O prefeito Aluísio Veloso/PT enviou à Câmara Municipal, no dia 4 deste mês, a pedido do vereador Eugênio Vilela/PV, um relatório da viagem feita à China no mês passado. Outros prefeitos da região também estiveram no país para participarem de uma missão empresarial e, com isso, prospectar negócios e firmar futuras parcerias.
A iniciativa da viagem partiu da Fiemg Centro-Oeste, uma vez que a região tem o maior PIB mineiro e é a que mais cresce em Minas Gerais. O relatório destaca que o município de Formiga encontra-se com uma planta de indústria e agronegócios possíveis de fazer parcerias para atender o mercado consumidor da China.
?A nossa suinocultura é bem tecnificada e precisa de concluir a sua terminação. A avicultura ainda é latente, mas dispomos um dos maiores incubatórios de pintainhos do Brasil, o que permite montar toda a cadeia da avicultura. Os alimentos matinais, como biscoitos, doces, estão em condições de fornecimento de imediato?, ressaltou o prefeito.
Durante a viagem à China, foram apresentados os seguintes materiais publicitários: folder geral do município de Formiga editado em inglês e português, vídeo institucional da cidade, mostrando a cultura, o ensino, a força de trabalho e CDs de entidades e de empresas como: Unifor, IFMG, Arapé, Globoaves, Química Santa Rita e Lago de Furnas, também narrados em inglês.
No dia 10 de outubro, ocorreu uma reunião com o cônsul-geral do Brasil em Hong Kong, Antonio José Rezende de Castro e com o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney. No encontro foram discutidos assuntos relacionados ao sistema político brasileiro e a importância da visita para a aproximação comercial entre a região Centro-Oeste e o mercado chinês.
?Como prefeito de Formiga apresentei as potencialidades de nosso município, especialmente nosso sistema de ensino. O cônsul Antônio José ressaltou a oportunidade que podemos explorar, com intercâmbios com as universidades para a troca de experiências?.
Outro assunto explanado no relatório por Aluísio Veloso foi a capacidade do município formiguense em produzir carnes, como peixe, frango, porco e boi. ?A embaixada mostrou que o mercado chinês está ávido para comprar alimentos do Brasil, e que o governo da China está preocupado com ?o dar de comer a seu povo?, por isso querem investir na compra de terras do Brasil para produzir alimentos, dentro de uma tecnologia moderna. Os alimentos matinais e as carnes estão em franco consumo, com isso, nos foi apresentado uma relação de 140 interessados compradores de imediato. Na ocasião, fizemos contato por telefone com a diretoria da empresa Vale D?Ouro que se mostrou interessada na produção de biscoitos de polvilho para os chineses?.
A embaixada deixou claro que dentre as prioridades tratadas, há uma forte ênfase no fornecimento de carnes. ?Segundo o embaixador, os chineses têm interesse em investir nesse segmento. Outros setores como a potencialidade de exploração do turismo, confecção, calçados, mineração, laticínios e doces, foram considerados como prioritários para início das negociações?.
O grupo de prefeitos visitou ainda a feira Eletronics & Comnponents, em Hong Kong; a feira internacional de Canton, em Guangzhou; a indústria de fundição Sino Die Casting e na China Association of Mayors, em Beijing. Cada prefeito discorreu sobre as características de sua cidade e os objetivos de desenvolvimento econômico.
?A missão foi proveitosa, com possibilidades de negócios com nosso município. Há uma grande possibilidade de intercâmbio cultural e educacional com nossas instituições de ensino. Visualizo que dentre as cidades da missão que detém mais potencial de negócios de imediato é Formiga, devido a sua planta de negócios como o café, a carne, o frango e também os biscoitos, respectivamente a indústria de alimentos, que eles [chineses] tanto precisam. Agora dependerá dos próximos passos a serem tomados e da vontade do empresariado formiguense em alcançar novos mercados?, contou o prefeito.
De acordo com Aluísio Veloso, quanto à perspectiva do estabelecimento de negócios com as empresas chinesas no Centro-Oeste, serão organizadas reuniões com empresários em potenciais, assessorados pela Fiemg para estreitar os laços comerciais com aquele país.
No roteiro de viagem, o prefeito foi para Belo Horizonte no dia 8 de outubro. Em seguida para São Paulo, Doha (Qatar), Hong Kong, Guangzou, Beijim, Doha, São Paulo, Belo Horizonte e retornou a Formiga no dia 22.

COMPATILHAR: