A aluna do curso de engenharia agronômica, do Unifor-MG, Verônica Marques Alves foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP). A unidade de ensino está localizada em Piracicaba. A linha de pesquisa é “Planejamento do Uso da Terra e Conservação do Solo”.

O mestrado terá início em março do ano que vem e a estudante será orientada pelo professor. Dr. Gerd Sparovek. Os candidatos foram avaliados por meio de provas sobre conhecimentos gerais e específicos em Solos e Nutrição de Plantas e em língua inglesa, análise de Currículo Lattes e do histórico da graduação.

Verônica destacou que a Iniciação Científica e a excelente orientação do professor Dr. Alex Magalhães de Almeida e do professor Anísio Claudio Rios Fonseca estão diretamente relacionadas a essa conquista. “As atividades em pesquisa possibilitaram um Currículo Lattes que me favoreceu em relação aos outros inscritos”, considerou.

A discente participou de três projetos com a concessão de bolsas de órgãos de fomento por dois anos e um ano como voluntária. Esteve em congressos como autora e coautora de projetos de colegas e de orientadores.

“O apoio financeiro do Unifor-MG foi de suma importância ao permitir a visibilidade de nossos estudos em eventos regionais, nacionais e, em alguns casos, mundiais, proporcionando assim, a credibilidade em pesquisa que poucas instituições privadas têm”, analisou.

Verônica citou as disciplinas que despertaram seu interesse na área de solos: Pedologia, Projetos de Uso e Conservação do Solo e Água, Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas (ministradas pelo Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira); Geologia (Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca); Física do Solo (Profa. Dra. Kátia Daniela Ribeiro).

“Pretendo usufruir também da sabedoria recebida em outras disciplinas e seguir o exemplo de postura dos demais professores que foram essenciais em minha formação”, destacou.

(Foto: divulgação Unifor-MG)

 

 

Fonte: Unifor-MG||

COMPATILHAR: