A aluna Angélica Rodrigues da Costa, do 6º período de Enfermagem do UNIFOR-MG, participou do 17o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp), realizado nos dias 10 e 11 de novembro no Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP.
Na oportunidade, a estudante apresentou resultados parciais do trabalho que desenvolve no Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário de Formiga, sob a orientação do professor mestre Heslley Machado Silva. O resumo intitulado: As intenções iniciais das gestantes em relação ao tipo de parto a ser realizado no município de Formiga-MG, foi apresentado em forma de pôster e dispôs sobre quais eram as intenções iniciais das gestantes a respeito do parto a ser realizado. O pôster indicou ainda como essas intenções podem alterar-se no decorrer do período gestacional, tendo em vista a maioria das mulheres desejarem realizar parto normal e os números nacionais e municipais elevados de parto cesáreo apontarem discordância desse desejo.
Segundo a aluna, a participação no evento promoveu o debate sobre o tema propício na atualidade, em virtude do número elevado de cesáreas. A avaliadora e a debatedora do tema no simpósio ressaltaram a necessidade de investigação sobre o tema, com consequente mudança do contexto da atenção à gestante e ao parto no Brasil.
A coordenadora do CEPEP, Dra. Ivani Pose Martins de Pádua, parabeniza a acadêmica e seu orientador e diz que os eventos científicos, além de permitirem acesso a informações atualizadas na área profissional ou de estudo aos seus participantes, proporcionam ainda uma facilidade maior nas relações e trocas que se estabelecem entre os pesquisadores. É, portanto, uma oportunidade ímpar de compartilhar e obter conhecimentos que certamente contribuirão para a formação intelectual da estudante, comentou.

COMPATILHAR: