Na noite de 17 de junho, as alunas do 5o período de Pedagogia participaram de uma atividade promovida por intermédio da disciplina currículo da educação básica, lecionada pela professora Maria Raquel B. Costa Lopes, na Brinquedoteca do curso.
Na ocasião, as acadêmicas recontaram e representaram, de forma diferenciada, a história de Chapeuzinho Vermelho e a fábula ?A Cigarra e a Formiga?, de acordo com teorias trabalhadas em sala de aula.
Segundo a professora Maria Raquel, ?o objetivo da atividade foi proporcionar às alunas a prática das propostas oferecidas pela disciplina, utilizando, inclusive, um material disponibilizado pelo Ministério da Educação ? MEC/Secretaria de Educação Básica e Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Indagações sobre o Currículo?.
A professora explica, ainda, que é muito importante criar oportunidades para que os estudantes possam utilizar os recursos oferecidos pelo Centro Universitário. ?Nesse caso, a turma utilizou os ambientes destinados a este fim, como o Laboratório de Pedagogia e a Brinquedoteca, que contam com os mais variados recursos didáticos e pedagógicos, essenciais para a formação das alunas, futuras professoras. A coordenadora do curso, Maria Francisca de Souza Lopes, incentiva muito a exploração desses ambientes, por docentes e discentes, inclusive o Laboratório de Informática?, detalha.
Para encerrar, a professor Maria Raquel comenta a atuação das alunas no desenvolvimento da proposta. ?Destaco o envolvimento da turma no planejamento das atividades e, principalmente, no compromisso em desenvolver um trabalho de resultados surpreendentes. Fotografaram, passo-a-passo, a produção de fantoches, empenharam-se nos ensaios, na releitura dos textos e na confecção das fantasias. O resultado foi maravilhoso! Elas brilharam nas apresentações, pois demonstraram empenho e competência nas dramatizações das histórias?.

COMPATILHAR: