blog do curso de biblioteconomia (http://biblioteconomia4.webnode.com/) nasceu com o objetivo de divulgar os fazeres bibliotecários para a sociedade, buscando acabar de vez com aquela imagem que todos têm de um profissional que fica o dia inteiro atrás de uma mesa emprestando e recebendo livros.
Muito mais do que isso, o bibliotecário pode utilizar os conhecimentos adquiridos durante o curso em uma infinidade de áreas: pode trabalhar em empresas privadas com o gerenciamento das informações, organização de arquivos, levantamento de processos com o objetivo de melhorar o fluxo documental em uma empresa, como profissional liberal (assim como médicos e advogados), prestar assessoria informacional para o mercado de trabalho, entre outras.
Por se tratar de uma profissão que abrange diversas áreas do saber, o profissional bibliotecário tem um mercado de trabalho muito extenso. ?Na página, estamos sempre buscando e publicando notícias que sejam de interesse dos profissionais da área e, conforme pode-se conferir, essas notícias abrangem áreas como administração, ciências, biblioteconomia e outras. Temos um espaço para divulgação de vagas no mercado de trabalho, principalmente em concursos públicos cuja demanda cresce dia a dia?, ressalta o idealizador do blog, aluno do 3º período do curso de biblioteconomia, Udiano Campagner Neto.
O blog conta com alguns links de empresas que trabalham com cadastro e recrutamento de pessoal, onde é possível acessar as páginas e se cadastrar para receber alertas de vagas na área de interesse do visitante (não apenas bibliotecários), permitindo, assim, que o usuário se candidate às vagas divulgadas. ?Queremos deixar claro que o blog ainda está em construção e que contamos com a colaboração dos visitantes para a constante melhoria das informações ali contidas. Para isso, basta assinar nosso livro de visitas, onde poderão ser deixadas sugestões para a melhoria do conteúdo?.
Apenas em 2013, conforme pesquisas realizadas em sites de concursos públicos foram abertas mais de 135 vagas, com salários que variam de R$ 1.325,00 (para 20 horas semanais) a R$ 5.446,00 (40 horas semanais). Levando-se em conta que o Brasil precisaria construir 39 escolas por dia até 2020 para dar cumprimento à Lei 12.224/2010, a tendência é que esse número de vagas aumente exponencialmente.
Segundo a coordenadora do curso, Profa. Margarita Rodrigues Torres, ?o blog contribui muito para a divulgação dos eventos, cursos, viagens técnicas promovidas pelo curso, acompanhamento dos egressos em relação aos concursos e vagas na área, interação constante do curso com a comunidade, através da troca de opiniões, atualização de conhecimentos da área, pela disponibilização de conteúdos de qualidade para o docente e discente de Biblioteconomia?.

COMPATILHAR: