Depois de sagrar-se campeão da categoria sub-junior no Campeonato Mineiro de Fisiculturismo, realizado no mês de maio, o acadêmico do 2º período do curso de educação física ? bacharelado Filipe Tomé Lopes venceu o Pan-Americano de Fisiculturismo, na categoria junior, disputado no dia 17 de novembro. Ambas as competições foram promovidas pela Federação Mineira de Bodybuilding (FMBB) e ocorreram em Belo Horizonte.
Filipe Tomé Lopes competiu pela Academia Oficina do Corpo. O Campeonato Mineiro foi a primeira competição que ele participou e já saiu vitorioso, o que o motivou a se preparar, ainda mais, para participar de outros campeonatos. Agora que ele venceu novamente no Pan-Americano está ainda mais empolgado.
O atleta treina musculação há seis anos e, como tem uma boa genética, o treinador o convidou para a prática do fisiculturismo. ?Eu ficava com um pouco de medo de participar desse esporte, mas fui criando coragem. Demorou uns dois anos para eu criar coragem e subir no palco?, revelou.
Segundo Filipe Lopes, foram seis meses de preparação, três para ganhar massa muscular e outros três de dieta, para ficar com o corpo preparado e com os músculos visíveis. Ele tem uma rotina de treinamentos que inclui uma dieta regrada, na qual tem que comer a cada duas horas, e treina musculação uma hora por dia.
Questionado sobre os requisitos para ser um fisiculturista, ele enfatizou que ?primeiro tem que gostar muito, porque é um esporte que não dá muito retorno, que é difícil no Brasil. Tem que ter muita força de vontade, tem que gostar bastante, ser bem apaixonado mesmo, porque é bem difícil?.
Para 2013, Filipe Lopes está com boas expectativas e já iniciou a preparação para o Campeonato Mineiro, que será em maio, quando competirá na categoria junior. Ele já iniciou a fase de ganho de massa muscular, depois passará para a fase da dieta.
Para continuar a praticar o esporte, o atleta espera conseguir algum patrocinador. ?O problema maior é a falta de patrocínio, porque é muito caro para se manter no esporte e participar das competições?, finalizou.
O esporte
O fisiculturismo ou culturismo é um esporte cujo objetivo é buscar, por meio da musculação, a melhor formação muscular. Sua disputa ocorre em apresentações coletivas ou individuais, de comparação. Os pré-requisitos para a participação em um campeonato são: volume, simetria, proporção e definição muscular. A competição é disputada através de comparação das seguintes condições: tamanho dos músculos, força, proporção, definição e estética.

COMPATILHAR: