A Escola Municipal Angelita Gomes Pereira desenvolveu o projeto “Eleições escolares 2018: a importância do voto”, que envolveu alunos do 5o ano B e tem como objetivo principal incentivar os estudantes a refletirem sobre as eleições e a importância do voto consciente.

A ação começou com a leitura de um texto relacionado ao tema, dado pela professora Ana Augusta de Castro Madureira, com o intuito de apresentar o assunto e sanar dúvidas dos estudantes.

“Decidi trabalhar esse conteúdo, devido à atual situação do país. É essencial que as crianças, desde cedo, conheçam o sistema eleitoral, a democracia e a importância de decidir o voto de maneira crítica”, explicou a professora.

Duas chapas foram criadas, após uma seleção de candidatos realizada pela própria turma: “Todos pela escola” e “Somos todos Angelita”. A campanha foi feita por meio de visitas às salas de aula e aos espaços administrativos da escola e confecção de santinhos e vídeos, apresentados aos alunos de todas as turmas. Além disso, cada chapa desenvolveu um plano de governo, indicando propostas, mudanças e sugestões de melhoria e desenvolvimento para a escola.

A eleição escolar foi realizada no dia 5 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde, e participaram todos os alunos e funcionários da instituição de ensino. O voto foi secreto e a urna foi colocada na porta da sala de aula da turma. O resultado será divulgado ainda nesta semana.

A diretora da Escola Angelita, Ana Carolina da Cunha Rego, e a supervisora Flávia Mara Vieira apoiaram o projeto e também enfatizaram a importância de trabalhar a democracia e a política na sala de aula, tendo em vista que os atuais estudantes serão os futuros eleitores do Brasil. “Para votar, é preciso conhecer o sistema eleitoral e saber escolher os candidatos de maneira consciente”, ressaltou a diretora.

Conheça os candidatos:

 CHAPA “TODOS PELA ESCOLA”

 Presidente: Guilherme Gonçalves Melo

Governador: Otávio Augusto Alves

Senador: Gregory Gabriel dos Santos Dias

Deputado Federal: João Victor de Azevedo Silva

Deputado Estadual: Thiêrry Eduardo Brisda

 

CHAPA “SOMOS TODOS ANGELITA”

 Presidente: Maria Aparecida de Paiva Gomide

Governador: Victor Ribeiro da Silva Ramos

Senador: Italo Pereira de Freitas

Deputado Federal: Ana Lara da Silva Fonseca

Deputado Estadual: Emanuel Vieira Nunes Duque

 

Chapa “Somos Todos Angelita”

Chapa “Todos Pela Escola”

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: