Cinco alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Formiga (Apae) participarão da XVI Olimpíadas Estaduais das Apaes. O evento será entre os dias 2 e 6 de julho no SESC de Belo Horizonte.
Acompanhados do professor de educação física, Paulo Márcio Montserrat, eles sairão de Formiga às 11h do próximo dia 2, rumo à capital mineira. A abertura dos jogos terá início às 20h e o encerramento às 16h na segunda-feira (6 de julho). Os jogos ocorrerão durante todo o dia e serão abertos ao público.
Paulo Márcio contou que esta é a oitava olimpíada que Formiga participa. ?O evento é importante para a integração com outros alunos e a inclusão dos mesmos no esporte?.
O professor, que também é coordenador de educação física das Apaes de Minas Gerais, explicou ainda que os formiguenses representarão a região Centro-Oeste. ?Eles e mais 15 atletas da região, que participaram das olimpíadas ocorridas em Formiga em 2007, representarão o Centro-Oeste. As olimpíadas contarão com 415 cidades divididas em 30 regiões, as modalidades serão divididas por deficiências?, comenta. ?Queremos agradecer ao incentivo de todos os pais e também ao apoio que recebemos do Unifor e da Regional Esportes?, finaliza o professor.
Das oitos vezes que a Apae de Formiga participou das olimpíadas venceu cinco. A cidade sediou os jogos em 2001 e 2007. A fase nacional ocorrerá em Campo Grande, no Mato Grosso, entre 13 e 18 de novembro.
A diretora da Apae em Formiga, Sandra Rios, explicou que a escola oferece o total apoio aos alunos, pois o esporte é a área em que eles mais se identificam.

Os alunos selecionados
Os cinco alunos selecionados para participarem das olimpíadas são: Mateus Mendonça Rocha, de 16 anos. Ele participará nas categorias atletismo de 50 metros e futsal.
Ana Paula Nascimento, de 20 anos, participará do atletismo de 50, 100, 200, 400 metros e no revezamento 4 x 100 metros. O aluno Juliano Alves da Costa, de 31 anos, participará nas categorias futsal, 50, 100, 200 metros e 4 x 100 metros.
Júnior César Rosa, de 21 anos, participará nas categorias atletismo 400 metros, revezamento 4 x 400 metros, lançamento de dardo, arremesso de peso, peteca individual e em dupla e goleiro no futsal. E o atleta Leonel de Souza, de 19 anos, participará das categorias atletismo 50, 100, 200 metros e revezamento 4 x 100 metros.
Os cinco alunos participarão também da mostra de capoeira. A olimpíada contará ainda com outras modalidades como: judô, ginástica rítmica, natação, tênis de mesa e outros.

A Apae

A Apae em Formiga completa 35 anos no dia 27 de outubro. A escola tem 210 alunos matriculados, conta com 29 professores e um total de 60 funcionários. Os alunos participam de oficinas de artesanato, picolés, trufas, ovos de páscoa, além da assistência pedagógica e da saúde. A Semana do Excepcional é comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto.

COMPATILHAR: