A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Formiga oferece ao alunos o Programa de Trabalho, Emprego e Renda. A ação é realizada por meio de oficinas que capacitam jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla para integrarem o mercado de trabalho

A ação faz parte da campanha de inclusão social da associação.

Atualmente, dos 165 alunos da entidade formiguense, 31 participam diariamente do programa por meio das oficinas de picolés, trufas e caixinhas. Com o apoio de professoras e educadoras, os alunos fabricam os produtos que podem ser encomendados para festas, eventos e para revenda no comércio da cidade. “As caixinhas para lembrancinhas já são tradicionais nos casamentos e aniversários em Formiga e região”, comentou Michele Teixeira Fonseca, professora da Oficina de Caixinhas.

A venda dos produtos destina renda para o funcionamento das oficinas.

“O objetivo é capacitar os usuários para o dia-a-dia no mercado de trabalho com relação à pontualidade e horários, responsabilidade com a produção, com a entrega e com a organização, ou seja, para que eles tenham aqui na entidade as vivências necessárias para se integrarem ao mercado de trabalho com um bom desempenho”, comentou Bruniele Rosa Ribeiro, Educadora Social das Oficinas de trufas e picolés.

De acordo com a diretora da Apae, Sandra Mara Rios Ferreira, três alunos que passaram pelas capacitações foram encaminhados para o Unifor-MG e um para a empresa Eletroquímica Jaraguá. “Eles tiveram acompanhamento de desempenho, que acontece por seis meses, e hoje estão totalmente inseridos no mercado de trabalho”.

O Apaecolé, como é conhecido o sorvete no palito da entidade, as caixinhas e as trufas podem ser encomendadas, inclusive para grandes eventos, pelo telefone (37) 3321-3456 ou na sede da associação, localizada à rua José Cecílio, 410, bairro São Luiz.

COMPATILHAR: