A estreia da Radio Escola foi nesta quinta-feira (4), com o servidor da Secretaria de Comunicação e radialista Welerson Andrade, que interpreta o personagem Piririca. Às 14h, o radialista Eduardo Batista animou o intervalo da criançada. Nesta sexta (5), o radialista Ivar Salviano também se apresenta. Será realizado um concurso entre os alunos da escola para escolher o nome da rádio.
O professor conta que o projeto será destinado aos alunos do 5º ano do Ciclo Complementar do ensino fundamental. ?Agora, vamos começar a ensinar os alunos sobre como usar os equipamentos, como microfone, mesa de som, CD player e outros. Eles já estão aptos para isso e, até março, iremos fazer alguma programação em caráter experimental?, diz Alex.
O objetivo principal do projeto ?Rádio Escola? será a divulgação das atividades escolares, bem como o estudo da linguagem e leitura do rádio. Os alunos do 5º ano, sob orientação da equipe pedagógica da escola, serão os produtores da programação, que incluirá informações estudantis, agendas culturais, músicas e debates ou entrevistas sobre temas pertinentes à comunidade escolar. ?Há um contato nosso com a diretoria da Rádio Cor para que, uma vez por semana, um de nossos programas seja veiculado pela rádio, para toda a cidade?, conta o professor.
Alex Arouca ressalta ainda a importância da comunicação na escola moderna, que não pode mais desconsiderar ou ignorar a presença das mídias no cotidiano do educando. ?Isso traz a necessidade da escola repensar o seu papel educativo frente às tecnologias de comunicação. Deste modo, o rádio pode ser mais dinâmico, atraente, sedutor e rápido do que a dinâmica escolar tradicional?, explica no projeto.
O trabalho na escola está embasado no Programa de Metas proposto para a cidade de Formiga pela atual administração. ?Esse projeto será veiculado diariamente nos intervalos de recreio e almoço da Escola Benedita, que atende a uma comunidade menos favorecida social e culturalmente, funcionando em regime de tempo integral. Por isso tem maior quantidade de tempo que potencialmente pode ser usado para a programação radiofônica com a duração de 1h50 por dia?, ressalta Alex.
Os assuntos a serem abordados pela rádio serão escolhidos e discutidos pelos próprios alunos, que deverão ter suas opiniões respeitadas pela equipe pedagógica responsável. Os estudantes terão três funções na preparação dos programas: produção, locução e sonoplastia.

COMPATILHAR: