As visitas técnicas são constantes no curso de ciências biológicas, para que os alunos possam ver, na prática, os conhecimentos que adquirem ao longo da graduação. A última visita técnica deste semestre foi realizada pelos acadêmicos do 3° e 5° períodos que visitaram a Gruta Rei do Mato, acompanhados pela coordenadora do curso, Lília Rosário Ribeiro.
A Gruta Rei do Mato está localizada às margens da BR-040, junto ao trevo de acesso à cidade de Sete Lagoas, na Unidade de Conservação de Proteção Integral. Encontra-se em meio à mata de transição – Mata Atlântica para Cerrado – local com várias espécies da flora, como aroeira, angico, pequizeiro, dentre outras.
A gruta é a segunda mais visitada do Estado e tem 998 metros de extensão dos quais 220 metros estão abertos à visitação pública, sendo que o desnível chega aos 30 metros.
O local conta com passarelas e corrimãos para um percurso com segurança e um total de 131 degraus. Recentemente, foi instalado um novo sistema de iluminação que, além de permitir uma enorme variedade de cores na parte interna da gruta, também preserva o local, já que se trata de uma fonte de luz fria. Ostenta espeleotemas bastante incomuns e de extraordinária beleza, com destaque para o quarto e último salão, denominado Salão das Raridades, onde se encontram duas colunas de cristal de calcita, perfeitamente simétricas, com cerca de 12 metros de altura e 25 centímetros de diâmetro, considerada uma formação raríssima.

COMPATILHAR: