Os alunos do curso de ciências contábeis, Gisele Bernares, Keila Ramos, Jonatã Estevão e Daniela Azevedo, juntamente com a coordenadora do curso, Danielle Duarte, tiveram dois artigos aprovados no XVII Congresso Brasileiro de Custos, que será realizado de 3 a 5 de novembro, no Centro de Eventos da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Considerado o principal evento ligado à área de custos empresariais do Brasil, com qualificação máxima da QUALIS/CAPES ?AI?, o congresso é o principal divulgador da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins, proporcionando a interação da comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes com empresários, consultores, contadores, administradores e demais profissionais atuantes na área da gestão estratégica de custos.
?Sustentabilidade: além da mensuração de custos? é o tema do evento, que procura mostrar a importância das informações contábeis para os usuários da contabilidade. Segundo a coordenadora do curso, a contabilidade é uma informação produzida que depende, basicamente, da capacidade do sistema contábil de identificar e mensurar a forma como as externalidades econômicas, políticas e sociais influenciam no desempenho das empresas.
Os trabalhos desenvolvidos no Unifor-MG, que foram aprovados no congresso, se moldam na vertente trabalhada pelo evento. Os artigos ?O impacto das leis 10.637/2002 e 10.833/2003 sobre as empresas brasileiras de capital aberto e sobre a arrecadação do governo federal?, produzido pela professora Danielle Duarte e pelas alunas do 6o período, Gisele e Keila e, ?Os efeitos da crise do mercado imobiliário americano subprime sobre o desempenho econômico-financeiro das empresas de capital aberto no Brasil?, cujos autores foram, além dos já mencionados, o aluno Jonatã (6 o período) e Daniela (8o período), apresentam os impactos de externalidades como as políticas tributárias e a crise financeira Subprime sobre o desempenho de empresas de capital aberto no Brasil.
De acordo com a coordenadora, esses foram os primeiros artigos aprovados por alunos do curso de ciências contábeis do centro universitário em eventos de relevância nacional. ?A aprovação confirma o esforço de inserir, de fato, o aluno do curso de ciências contábeis na vida acadêmica e na vida científica. Tal esforço inicia-se numa simples atitude: instigar e incentivar o aluno a pensar, estudar e descobrir além da sala de aula?, completa a professora.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: http://cbc.edugraf.ufsc.br/.

COMPATILHAR: