Hoje (26), alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais participam da primeira fase da 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ? OBMEP ? que é voltada para os alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do ensino fundamental e aos alunos do Ensino Médio. A Olimpíada de Matemática tem como objetivo estimular e promover o estudo da matéria entre os alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
As inscrições para a 4ª OBMEP foram encerradas no dia 26 de maio deste ano e atraiu o interesse de 40.377 escolas em todo o país, somando um total de 18.317.779 alunos inscritos em 98,72% dos municípios brasileiros. Desse total, 2.004.657 alunos são mineiros de 4.111 escolas.
Os três mil primeiros colocados, além de serem premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica da OBMEP. As escolar com melhor pontuação receberão Kits para exibição audiovisual e livros e os professores serão premiados com curso de aperfeiçoamento. Receberão troféus as secretarias municipais e estaduais com melhor pontuação.
As provas da segunda fase serão realizadas no dia 8 de novembro. A Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

COMPATILHAR: