No sábado passado (2), alunos do 8º período do curso de fisioterapia, co Centro Universitário, supervisionados pelo professor André Carvalho Costa, estiveram na Praça Getúlio Vargas, desenvolvendo atividades gratuitas à população, por intermédio do Projeto ?Conscientização e Educação Solidária nas Disfunções Temporomandibulares (DTM)?, voltado para adolescentes, adultos e idosos do município.
Na ocasião, eles aferiram a pressão arterial dos participantes; deram explicações gerais sobre os benefícios das atividades a serem realizadas por meio do projeto; aplicaram um questionário específico para análise de DTM; distribuíram folders explicativos; deram orientações sobre formas de prevenção e tratamento das DTMs; e realizaram o cadastro dos indivíduos que apresentaram tais disfunções.
O objetivo geral da atividade, proposta pelo professor foi promover a saúde da comunidade, por meio de informações e orientações educativas sobre as disfunções temporomandibulares. Uma próxima ação será desenvolvida no 20 de novembro, das 8h às 12h, em um local onde os pedestres possam circular livremente, o qual ainda será definido pela Prefeitura.
Informações
As DTMs compreendem uma série de alterações funcionais que podem acometer a articulação temporomandibular (ATM), as musculaturas mastigatórias ou ambas simultaneamente. Sua etiologia e fisiopatologia ainda são desconhecidas, mas sugere-se que essas desordens possuam causas multifatoriais, podendo estar relacionadas à combinação de desequilíbrios de origem local, sistêmica, psicológica e emocional.
Cerca de 60 a 70% da população mundial tem, pelo menos, um sinal de disfunção. Contudo, apenas um quarto das pessoas estão realmente cientes ou relatam algum sintoma e somente 5% procuram tratamento. A fisioterapia representa um grupo de ações de suporte, importante para o reconhecimento do problema e sucesso do tratamento. O projeto justifica-se por promover uma iniciativa educacional, voltada para a realização de atividades que visam prevenir, informar e orientar indivíduos da comunidade sobre o problema.

COMPATILHAR: