Os acadêmicos do 8º período de fisioterapia do Unifor realizaram o Projeto ?Seca e Segura,? nas unidades básicas de saúde dos bairros Água Vermelha e Sagrado Coração de Jesus, respectivamente.
No primeiro dia, o projeto foi realizado pelos alunos: Gustavo, Edmara, Jéssica Melo, Ana Cláudia e Ariane. No segundo dia, pelos acadêmicos: Jéssica Lima, Camila Matos, João Victor e Ana Cristina.
Os alunos, que estão admitidos no estágio de ginecologia e obstetrícia, foram supervisionados pela professora Kelly Cristina Paim. O objetivo principal do projeto é proporcionar aos assistidos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Formiga, informações sobre a incontinência urinária, como forma de melhorar sua percepção da qualidade de vida.
A palestra ministrada durante o evento teve como tema ?Incontinência Urinária (IU)? e abordou diversos assuntos relacionados, como a anatomia do trato urinário masculino e feminino; a fisiologia da micção; definição de IU; fisiopatologia da IU, tipos de IU, fatores de risco e tratamento fisioterapêutico.
Foram desenvolvidas ainda atividades cinesioterapêuticas associadas a contração da musculatura do assoalho pélvico (MAP), indicadas para o tratamento da IU. No encerramento do evento, os participantes receberam orientações gerais de como tratar e prevenir a Incontinência Urinária.

COMPATILHAR: