Adolescentes formiguenses entre 16 e 18 estão sendo treinados nesta semana no curso de ?Olericultura Básica?, do Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Estão sendo capacitados gratuitamente 24 alunos de três escolas púbicas do município, em uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga.
O treinamento começou na segunda-feira (6) e vai até dia 17 de maio com turmas de 12 alunos. No turno matutino, das 7h às 11h, são treinados estudantes da Comunidade Rural Ponte Vila na Escola Municipal Florêncio Rodrigues Neves. A outra turma é dos alunos das Escola Estadual Dr. Abílio Machado e Professor Joaquim Rodarte, no horário das 13h às 17h.
Conforme o instrutor do curso Nilmar Arbex, o objetivo é trabalhar alunos do ensino médio gerando mão de obra capacitada na área de olericultura.?Com este treinamento, estes alunos estarão aptos a preparar uma horta e se qualificar para o mercado de trabalho e com um futuro mais promissor, já que o mercado hoje exige maior qualificação. ?Eles poderão escolher se vão entrar na área, produzindo e vendendo verduras e legumes diretamente ou fornecendo para estabelecimentos?, completou?. O agrônomo tem pós-doutorado em agricultura orgânica.
O treinamento do Senar oferece aulas teóricas e práticas, totalizando 40 horas. Dentre os temas apresentados, estão a escolha da área de plantação, adubação, produção de mudas, montagem de horta e canteiros, plantio, irrigação, bem como observar clima e fertilizantes. ?Os alunos vão produzir seus próprios insumos reaproveitando o que tem à mão, pois o curso incentiva a produção de produtos orgânicos que têm maior valor no mercado?, contou Nilmar.
De acordo com o instrutor, os locais são mais propensos ao cultivo de hortaliças folhosas e raízes, podendo produzir alface, cenoura, rúcula, pimentão, beterraba, couve, tomate, dentre outras verduras e legumes. O curso do Senar é 100% prático e com certeza os alunos vão melhorar as condições na comunidade rural e até dentro da escola, enriquecendo a merenda. Será um ganho geral?, avaliou.

COMPATILHAR: