Nesta quinta-feira (29), os estudantes do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação participaram de uma palestra com representantes da Caixa Econômica Federal sobre a importância de poupar. Por meio de vídeos didáticos e de maneira muito divertida, os alunos aprenderam os principais passos para economizar dinheiro e fazer uma poupança.
A palestra foi ministrada pelo gerente regional de pessoa física da Caixa, Bruno Quirino, que ensinou os alunos a distinguirem o que é necessidade e o que é desejo na hora de comprar. Ele mostrou às crianças como devem usar o dinheiro de acordo com as prioridades, como podem contribuir para ajudar na economia das despesas domésticas, como valorizar mais o dinheiro que ganham e que não devem ser consumistas compulsivos.
Os alunos prestaram atenção nas dicas, responderam às perguntas feitas pelo gerente e ganharam como brindes kits escolares e o mascote Poupançudo, que funciona como cofre.
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal de Divinópolis, Constantino Dias Neto, também participou do evento. Ele explicou que a Caixa lançou um projeto em âmbito nacional para ensinar aos alunos o hábito de poupar. Cada superintendência poderia escolher duas escolas para desenvolver o projeto e, entre 103 municípios da área de abrangência da regional, foram escolhidos o Colégio de Aplicação de Formiga e uma escola pública de Divinópolis.
Constantino Dias Neto destacou que as características da cidade de Formiga, o bom nome do Colégio de Aplicação como referência na região pela qualidade e competência, além do bom relacionamento com a instituição, que tem como mantenedora a Fuom (Fundação Educacional Comunitária Formiguense), foram quesitos que ajudaram na escolha.
Os alunos garantem que aprenderam a lição e saíram da palestra com a intenção de poupar e ajudar a família, como disse Nani Lana Almeida, do 5º ano. Gabriel Oliveira Bottrel, também do 5º ano, disse que aprendeu muitas coisas interessantes sobre como economizar e fazer as coisas certas. Foi muito boa a palestra, me ensinou que eu tenho que guardar dinheiro. Antes, eu gastava tudo, agora, vou economizar, comentou Emanoell Nunes Gomes, do 4º ano.
As dicas aprendidas durante a palestra serão colocadas em prática nas próximas atividades de Educação Financeira, disciplina adotada pelo Colégio de Aplicação.
Alunos visitam supermercados
Aprender a poupar o dinheiro que ganham e ajudar a família a economizar nas despesas de casa são alguns dos objetivos do Projeto de Educação Financeira implantado este ano no Colégio de Aplicação.
Acompanhados de professores, os alunos vão em supermercados, na feira livre, em agências bancárias e aprendem noções de consumo consciente, como economizar, pesquisar preços e comprar somente as coisas necessárias.

IMPRIMIR