Os acadêmicos do 1º, 3º, 5º e 7º períodos do curso de administração do Centro Universitário de Formiga participaram do 7º Encontro Empresarial de Lagoa da Prata, acompanhados pela coordenadora do curso, professora Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira.
Na ocasião, os alunos assistiram à palestra do jornalista e conferencista internacional Aldo Novak, premiado como destaque educacional pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento. Ele foi considerado um dos melhores conferencistas do Congresso Mundial de marketing e vendas e suas palestras já foram assistidas por mais de 150 mil pessoas no Brasil, Estados Unidos e países da América Latina. Além disso, ele é porta-voz oficial do livro ?The Secret ? O Segredo?.
O título da palestra foi ?As setes chaves da excelência?. A primeira chave retratou que todos precisam ?corrigir o rumo?. As pessoas estão o tempo todo fora do rumo na empresa e na vida pessoal. A chave do sucesso é voltar ao rumo o tempo todo. É importante usar a técnica FACA: foco, alinhamento, congruência e ação. Na realidade, o que a pessoa faz fará com que as coisas deem certas ou não, depende apenas de sua ação.
A segunda chave abordada foi ?vencer na mente?. A mente capta e enxerga tudo. É preciso filtrar/limpar o que impede de alcançar o sucesso. As pessoas precisam ter o pensamento de sucesso dominante todos os dias para que realmente aconteça. Uma razão para ultrapassar os limites é a superação no pensamento para atingir a concretização da excelência.
Para a terceira chave é preciso ?gerar emoções?. O prelecionista comentou que as pessoas andam sem energia, felicidade, excelência etc. Então, é fundamental gerar, distribuir e recuperar energia, felicidade e excelência, sendo necessário, então, gerar emoções.
A quarta chave foi ?saber se você é a média?. Na realidade, é necessário levar os estudos a sério, ter em mente que está na faculdade/empresa por um único motivo: ?aprender?. Deve-se concentrar nas tarefas, evitar distrações e aplicar o que aprendeu. O aprendizado constante leva você a não ser a média.
A próxima chave, ?limpar a água?, significa limpar o que realmente está prejudicando a vida profissional e pessoal para atingir o que a pessoa realmente quer.
O último passo do segredo da excelência é ?pensar-sentir-agir?. A sexta chave é o agir, quando for necessário, para que essa mudança aconteça. Para isso, é necessário modelar/inspirar-se em alguém, agregando valor até conseguir obter o sucesso. A sétima chave é a união de todas as outras para alcançar a almejada excelência profissional e pessoal.
Para concluir a palestra, Aldo Novak fechou com o seguinte pensamento: ?Faça agora o que você pode. Use agora o que você tem. Comece agora onde você está?. O sucesso só depende de cada um! Então vamos praticar as sete chaves da excelência para obtermos o tal almejado sucesso profissional e pessoal.
De acordo com a acadêmica Daniela Alves de Souza, do 5º período do curso de Administração, ?a palestra foi de grande aprendizado. Uma chave que ficou marcada foi o agir. Nós não podemos ficar parados diante das dificuldades pessoais e profissionais, temos que manter o foco para que o sucesso aconteça?, comentou.
?Durante a palestra, os acadêmicos do Unifor tiveram um enriquecimento profissional, além de terem a chance de colocar em prática o que aprenderam. Alguns alunos fizeram contatos, troca de cartões de visita, abrindo novas oportunidades. O conhecimento teórico adquirido na palestra é de sua importância como uma forma de incentivo para alavancar o sucesso profissional dos alunos do curso de Administração?, destacou a professora Jussara Oliveira.

COMPATILHAR: