Alunos e professores do curso de biblioteconomia do Unifor-MG participaram, na sexta-feira passada (20), da 9a Semana do Museu, comemorada pelo Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca, de Formiga, entre os dias 16 e 22 de maio.
A participação do Centro Universitário foi por meio do Projeto Leitura: Asas da Liberdade, que apresentou o teatro ?Museu: universo poético da memória viva?, contando a história do museu. Por meio da poesia e pesquisa histórica a equipe pode definir, caracterizar e sobretudo valorizar o museu por meio de trechos da história de Formiga, narrados de forma poética.
A professora Tânia de Fátima Gontijo Fonseca, coordenadora do Projeto Leitura: Asas da Liberdade contou que a participação do Unifor-MG pro meio da apresentação teatral dos estudantes de Biblioteconomia está registrada na Agenda Nacional dos Museus do Brasil, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Museus
Antes da peça teatral, os alunos e demais participantes acompanharam o lançamento do livro ?A Fera da Mata Bendita?, escrito pela formiguense Antônia Pereira da Luz, e assistiram à palestra ?Memória e preservação?, ministrada por representante da empresa Memória e Arquitetura, de Belo Horizonte.
De acordo com a coordenadora do curso no Centro Universitário, Margarita Torres, para os alunos do curso de biblioteconomia é essencial a participação em eventos desta categoria, pois têm a oportunidade de conhecer outros segmentos da área e de interagir com a comunidade. ?A ocasião também foi importante, pois puderam conhecer o Museu Municipal e sua organização, já que estudam a disciplina museologia?.
Dia Internacional de Museus
Dia 18 de maio é o Dia Internacional dos Museus. A comemoração da data teve início em 1977, criada pelo Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de divulgar a importância dos museus para a sociedade.

Imprimir
Comentários