Na sexta-feira passada (26), alunos e professores do Pró-Jovem participaram de uma caminhada ecológica próxima à mata do Parque Municipal Dr. Leopoldo Côrrea (Praia Popular). Foi o 1º trekking ecológico.
Além de aproveitarem o passeio para despertar a consciência ecológica, a responsabilidade ambiental e a atitude social dos alunos, os participantes recolheram aproximadamente 80 quilos de lixo que foram jogados na mata, como garrafas, sacolas plásticas, pets que poderiam ser criadouros do mosquito da dengue. Os alunos foram acompanhados por agentes de controle de endemias, que explicaram as formas de prevenção contra a doença.
O trabalho faz parte da Campanha de Combate à Dengue, dentro das atividades do Cinturão Regional. Com a limpeza do local, os alunos e professores acabaram com os focos do mosquito da dengue ali existentes.
Segundo o professor Lourenço Nascimento, o passeio foi excelente. ?Além da conscientização ambiental, eles puderam conhecer um lugar bonito e pouco visitado na cidade e duas nascentes da lagoa?, comenta.
De acordo com o professor Guilherme Moreira, ?a atividade colocou os alunos em contato direto com a natureza, despertando um sentimento ecológico e a consciência de preservar a natureza, principalmente pelo fato deles próprios recolherem o lixo da mata?, afirma.
O Pró-Jovem oferece atividades diversificadas e dinâmicas para os participantes. Das 90 vagas oferecidas para jovens de 15 a 17 anos nos programas gratuitos, 50 já foram ocupadas. Em Formiga, por meio do programa, são oferecidas aulas de ballet, street dance, jiu-jítsu e uma série de dinâmicas.
As aulas são ministradas pelos professores Guilherme Moreira e Lourenço Nascimento, que foram contratados por meio de processo licitatório, realizado no mês de novembro. Os interessados em participar do programa podem se inscrever na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano. Mais informações pelo telefone 3322-7506.

COMPATILHAR: