A Câmara Municipal recebeu, na terça-feira (21),alunos e responsáveis pelo Programa Federal Projovem Adolescente. De acordo com o facilitador social, Mateus Rodrigues da Costa, a visita técnica a Câmara Municipal tem o intuito de fazer com que os jovens participantes deste programa possam se tornar mais cônscios de seu papel social.
A visita foi acompanhada pelo vereador Cabo Cunha, que explicou o funcionamento da Casa, apresentou a estrutura da mesma, abriu para perguntas e ainda discorreu sobre sua experiência, enquanto homem público. ?Receber os alunos do Cras do Nossa Senhora de Lourdes, juntamente com seus professores foi uma tarde muito especial, em que os adolescentes puderam conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da Câmara e da história do Legislativo de nossa cidade?, destacou.
O presidente da Câmara, Josino Bernardes ressaltou que a Câmara está aberta para receber todas as escolas que desejarem visitá-la, basta agendar com antecipação.
O programa
O Projovem Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, que atende exclusivamente jovens entre 15 a 17 anos. É um serviço socioeducativo, que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Objetivos
Complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Como funciona
Os jovens são organizados em grupos de 15 a 30 integrantes, denominados coletivos, sob a responsabilidade de um orientador social. O serviço poderá ser ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou deverá estar a ele referenciado. O técnico de referência do Cras é responsável por assessorar o orientador social e por realizar o acompanhamento das famílias dos jovens do Projovem Adolescente por meio do Programa de Atenção Integral à Família (Paif).

COMPATILHAR: