Alunos do Centro Universitário de Formiga visitaram a fábrica da Natura, localizada no município de Cajamar, São Paulo, na semana passada. Participaram da atividade estudantes dos cursos de Administração, Marketing e Engenharia Química.

A coordenadora dos cursos de Administração e Marketing, Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, ressaltou que a empresa é exemplo a ser seguido no País, de transparência, de filosofia de trabalho, de práticas de sustentabilidade, de oportunidades de desenvolvimento pessoal/profissional.

Jussara explicou que na Natura o colaborador é estimulado a assumir novos desafios e a evoluir em sua carreira. “Foi observado o comprometimento da empresa com sua missão e seus colaboradores, propiciando um ambiente agradável e aconchegante, onde todos possam literalmente ‘estar bem’”, contou.

Sistema de Produção

Os alunos visitaram o sistema de produção que são divididos em três. Cada um tem o nome de uma bacia hidrográfica e é responsável pela produção de determinados tipos de produtos. Na Fábrica Bacia da Prata são fabricadas maquiagens e bisnagas e na Fábrica Bacia do Amazonas são produzidos cremes e loções.

Já a Fábrica Bacia do São Francisco cuida de perfumes, desodorantes e óleos. Nessa unidade, os visitantes conheceram o armazém vertical de matérias-primas e produtos finalizados. Em uma esteira programada, são embalados os produtos de acordo com a quantidade, tipo e modelo solicitados por cada revendedor.

A fábrica funciona com dois mil colaboradores diretos e mil terceirizados. Os trabalhadores têm ginástica laboral duas vezes por turno. Nesse período, eles trocam de funções para que não se torne rotineiro e cansativo. As colaboradoras com filhos de até três anos contam com uma creche dentro da empresa que oferece o atendimento necessário.

São ofertados aos colaboradores: atendimento médico, laboral e ótico; além de serviços de correios, bancos, dentre outros, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Para a aluna do 5o período do curso de Administração, Karine Faria Araújo, a visita superou todas as expectativas. “Os conceitos ensinados em sala de aula fazem sentido. Foram confirmados na Empresa Natura: desenvolvimento sustentável, transparência na gestão, valorização dos colaboradores, administração da produção, logística, administração de materiais, dentre outros”, concluiu.

O aluno do 3o período do curso de Marketing, Tiago Elmarque Reis, destacou que a empresa é referência em vários aspectos, como na separação de pedidos, expedição e na armazenagem vertical – a maior da América Latina, totalmente automatizada e inteligente. Ele considera a visita técnica como um recurso metodológico que contribui para o processo de ensino e de aprendizagem. “Conhecer o ambiente produtivo, como o da Natura, faz com que nós, alunos, percebamos que a teoria e a prática devem caminhar juntas”, ressaltou.  Empresa

A Empresa Natura atua no setor de produtos de tratamento para rosto e corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. Fundada em 1969, por Antônio Luiz Seabra, está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França, Estados Unidos, Reino Unido, Coréia e Japão.

O centro integrado de produção, logística e pesquisa de Cajamar foi inaugurado em 2001 e inclui 18 prédios que ocupam aproximadamente 77 mil metros quadrados em aproximadamente 643 mil metros quadrados de terreno.

A preocupação com o ambiente esteve presente desde a concepção arquitetônica, com o desenvolvimento de um projeto ecológico, com total aproveitamento da luz natural, além de utilizar soluções como o uso de painéis geradores de energia solar.

Uma estação própria de tratamento de efluentes é responsável pela remoção de 99,9% dos resíduos, tanto do esgoto doméstico como do industrial. A água tratada é reutilizada nos sanitários e abastece a caixa de reserva de incêndio.

Os resíduos sólidos são separados e reciclados. As embalagens dos produtos Natura seguem a mesma filosofia: as de papel usam material reciclado e, recentemente, alguns produtos passaram a ser embalados com plástico reciclável.

 

Fonte: Assessoria Unifor-MG||

COMPATILHAR: