No sábado passado (21), 80 alunos de letras e pedagogia fizeram uma visita técnica à cidade histórica de Ouro Preto. A viagem foi organizada pelas coordenadoras dos cursos, Lucimar Aparecida Torres (letras) e Maria Francisca de Souza Lopes (pedagogia), que acompanharam os estudantes, juntamente com a professora Cláudia de Oliveira Gonçalves Nogueira.

Segundo as coordenadoras, o objetivo da viagem foi dar oportunidade aos alunos de confrontarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e vivenciarem uma realidade relacionada aos conteúdos das disciplinas literatura brasileira e saber histórico. ?A viagem foi muito bem sucedida e os acadêmicos deram uma lição de comprometimento e interdisciplina, uma vez que os dois cursos se mostraram bastante integrados e envolvidos com todas as obras visitadas?, detalham.

Para o aluno Adauton Carvalho, do 3º período de letras, a visita à cidade foi uma surpresa. ?Ficamos muito impressionados com a suntuosidade barroca. Destaco também a integração entre os dois cursos e os elogios vão à organização das coordenadoras, as quais deixaram todos muito à vontade. A visita foi muito interessante, tanto do ponto de vista histórico quanto arquitetônico e humanístico?, disse.

Bruna Carolina Matos Barbosa, do 1º período de pedagogia, comenta o passeio. ?A ida a Ouro Preto foi, verdadeiramente, uma viagem na história, pois tivemos acesso a acontecimentos vivenciados há muito tempo em Minas Gerias. Pudemos ver a presença da arte barroca nas igrejas, as esculturas de Aleijadinho nos museus, a casa dos contos, as senzalas, o Museu da Inconfidência, dentre muitas outras curiosidades. Apesar do cansaço e de não ter tido tempo de ver tudo o que a cidade oferece, nos divertimos e aprendemos muito. Com certeza, valeu a pena!?,resaltou.

Maíza Kelly de Carvalho Silva, do 3º período de pedagogia, fala sobre a viagem. Ao visitarmos o berço histórico mineiro, buscávamos um enriquecimento cultural que contribuísse para a nossa formação pedagógica. Como era de se esperar, nosso objetivo foi alcançado, pois tivemos contato com o que, um dia, será objeto de estudo de nossos futuros alunos?.

Cecília Simões, do 3º período de letras, diz que se encantou com a cidade. A visita a Ouro Preto permitiu-nos visualizar como a arquitetura, a pintura e a escultura nos fazem entender a magnitude do barroco e sua importância literária. Além disso, a cidade é apaixonante e trouxe para nós, alunos do curso de Letras, inspiração e conhecimento?.

COMPATILHAR: