No último dia 26, os alunos do terceiro período de Educação Física do UNIFOR-MG fizeram uma visita técnica ao Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte/MG. A viagem, coordenada pelo professor Ricardo Wagner de Mendonça Trigo, que leciona a disciplina Metodologia do Ensino da Natação e Atividades Aquáticas, teve como objetivo complementar o processo de aprendizagem no treinamento da natação, observando situações reais de trabalhos realizados neste campo de atuação profissional.
Os visitantes foram recebidos pelo chefe do Departamento de Natação, Sr. Marco Antônio Mota Miranda, que relatou o funcionamento de toda a estrutura sócio-esportiva do clube. Na oportunidade, os alunos acompanharam, também, o treinamento da equipe principal de natação do Minas Tênis Clube. Entre os atletas, estavam Thiago Pereira, nome de maior destaque da natação brasileira na atualidade; Rodrigo Castro, atleta com vaga garantida na próxima Olimpíada; e Edvaldo Valério, finalista no revezamento na última Olimpíada e em busca de uma das vagas ainda em aberto.

Os futuros profissionais da Educação Física conheceram todas as instalações do Minas Tênis Clube, entre elas: ginásio de treinamento de ginástica artística; sala de treinamento de judô, onde acompanharam o treinamento de alguns atletas, entre eles, Rogério Correia, campeão mundial peso pesado; várias quadras para treinamento das modalidades esportivas; e salas de musculação.

Após o término do treinamento da equipe principal, os alunos conversaram e fotografaram com os atletas Thiago Pereira e Rodrigo Castro, que, segundo o professor, ?se mostraram bastante satisfeitos com o nível de conhecimento específico dos alunos?, disse. Os estudantes falaram, ainda, com o nadador Marcus Matioli, medalhista de bronze na Olimpíada de Moscou e atual recordista mundial master na prova de nado livre.

De acordo com o professor, ?os alunos foram unânimes em afirmar que este tipo de atividade é indispensável para a efetiva formação acadêmica e contribui muito para a confirmação da escolha profissional, elevando, ainda mais, a qualidade de ensino do UNIFOR-MG?, afirma.

?Agradeço ao coordenador do curso, Prof. Ms. Júlio César dos Santos, e à direção do Instituto Superior de Educação, representada pela diretora Profa. Ms. Rachel de Castro Eduardo Matias, que não mediram esforços para o sucesso da viagem. Tenho certeza de que o saldo foi altamente positivo para a formação de profissionais de qualidade, reforçando os objetivos e metas do Centro Universitário?, enaltece o professor Ricardo.

COMPATILHAR: